sábado, 5 de abril de 2008

Amiz - Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional



PERSPECTIVA EPSTEMOLÓGICA

A Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional – AMIZ é uma organização não - governamental sediada em Pelotas - RS, existente desde maio de 2001. Muito do trabalho que desenvolve, da visão que pretende implementar, contudo, a antecede.

Tod@s os seus fundador@s foram, em algum momento, participantes do Projeto Amizade, Projeto de Extensão da Escola Superior de Educação Física da UFPEL, existente desde 1995, com o qual sempre manteve parceria, até 2005 quando o projeto terminou. Projeto que trabalhou por 10 anos com crianças, adolescentes e jovens em situação de e na rua na cidade de Pelotas. O envolvimento d@s fundador@s da AMIZ no Projeto Amizade foi ampliando o campo de atuação deste projeto, abrindo-se às comunidades (em especial o Loteamento Dunas), movimentos e grupos sociais.

Uma vez da conclusão de seus cursos universitários (Pedagogia, Direito e Educação Física), e mais recentemente com a inclusão de outros associad@s com capacidade técnica – estética em outras áreas do conhecimento humano, estamos atualmente mais fortalecidos e dando continuidade aquele trabalho através da formação de uma organização não - governamental. Dentro de uma perspectiva de poder saber estar em conexão consciente nas relações de poder - saber estabelecidas e a estabelecer que produz a verdade / realidade do cotidiano local e global.

Esperamos estabelecer relações de poder saber que permitam, ou melhor, se paute por atitudes e comportamentos mais humano de Proteção da Vida como um Todo, e que nossas ações estejam preocupadas com as conseqüências que causam a@s outr@s, a nós mesmos e as gerações futuras, aceitando os possíveis erros de percepção / compreensão da realidade que estamos vivendo em nosso espaço e tempo que desequilibra o viver como um todo, e trabalhar para superá-los.

DESAFIOS E PERSPECTIVAS



Eixo Reflexivo

Como podemos construir uma prática multilógica capaz de aproximar teoria e prática, de maneira que possamos concatenar poder público e sociedade civil? Como construir, transformar e potencializar a capacidade das forças sociais organizadas e das formações subjetivas, de maneira que efetivamente seja possível, viável e sustentável a construção de um mundo, pautado na colaboração entre as pessoas e as pessoas com o ambiente.

Eixo Legitimidade e Responsabilidade Ética

A importância da reflexão de que cada pessoa/ instituição é capaz de ser co-criadora com outr@s de um espaço social desejável, e que isso implica em que criemos condições de fazer com que se viva em auto-respeito e no respeito pelo outr@, institucional e humanamente falando. Pensar/ fazer ações que aconteçam no âmbito de diferentes domínios de ação em que nos movemos, refletindo o querer ou não querer as conseqüências de nossas ações, nos dando a refletir que o mundo em que vivemos depende do nosso desejo e que os erros que cometemos e que venhamos a cometer sejam acontecimentos que podemos e devemos trabalhar para evitá-los e resolvê-los.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Perfume, I hope you enjoy. The address is http://perfumes-brasil.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

If you suffer from hair loss, hair implants may be one way to help you.
[url=http://www.hair-restoration-surgery.com/]transplant hair[/url]