terça-feira, 7 de agosto de 2007

Memórias Rede Vidadania


O Projeto Amizade: Quem Abraça Amigo É!

Em 1996 foi realizado pela UFPel / ESEF o projeto de pesquisa "A Produção de Violência na Corporeidade de Crianças e Adolescentes em Situação de e na Rua na Cidade de Pelotas". Em 1997 aquela pesquisa transformou-se em Projeto de Extensão, que foi denominado Projeto Amizade. Em 1998 os educador@s sociais envolvidos na execução do Projeto, sentiram a necessidade de redefinirem o seu foco de intervenção, e como a maioria da população atendida era oriunda do Loteamento Dunas, resolveram direcionar sua atuação nesta comunidade. A partir das experiências acumuladas nas atividades sócio- educativas, desenvolvidas pelo Projeto Amizade, e as vivências com os movimentos comunitários do Loteamento Dunas, um grupo de formandos da Universidade Federal de Pelotas (pedagogia, direito e educação física), constituíram, em 2001, a organização não governamental - AMIZ – Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional.

A Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional - AMIZ

Além do trabalho sócio educativo com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, a AMIZ integrou-se com os movimentos que deram origem ao CDD – Comitê de Desenvolvimento Dunas (ONG comunitária), com os da Agenda 21 Local que originaram o NEA’REAL Núcleo de Educação Ambiental do Areal. A ONG AMIZ busca reconhecer-se como uma unidade no espaço físico que efetivamente esteja em congruência com as relações de poder e saber que determinam o presente, chamando a atenção sobre a importância da reflexão de que qualquer pessoa pode adquirir habilidades e capacidades de ação no mundo em que vive, e que pode produzir conhecimentos/ saberes que sirvam e funcionem para um desenvolvimento responsável do planeta e de nossos locais. Atualmente as principais frentes de ações desta instituição é a Constituição e execução da UNIPERIFERIA – Universidade da Periferia UMA ONG aberta constituída por pessoas jurídicas e indivíduos associad@s, e a execução do Projeto Casa Brasil - Edital MCT – SECIS / CNPq / Casa Civil – ITI / CGPCB nº 041 / 2005 / Governo Federal, Processo nº 555046/2005.

O Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas CDD

Em 1996, desencadeou-se um movimento de articulação interno da comunidade do Loteamento Dunas e da Prefeitura Municipal de Pelotas para consolidação de um convênio de cooperação técnica internacional entre os Governos do Brasil e da Alemanha, envolvendo a Empresa Alemã GTZ, o Governo do RS/ SEDAI e METROPLAN e Universidade Federal (Projeto Amizade) e Católica (INTECOOP) de Pelotas, e a ONG AMIZ, resultando na constituição de uma ONG comunitária local denominada Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas - CDD. Em 2001 foi elaborado, a partir de uma metodologia de planejamento estratégico participativo, o PDD – Programa de Desenvolvimento do Dunas, uma ferramenta para potencializar as condições sócio- econômicas da comunidade do Dunas. Atualmente o trabalho comunitário vem sendo desenvolvido de forma autônoma dos Governos, das Universidades e dos Partidos Políticos e parece estar atingindo passo-a-passo seus objetivos, tais como o de contribuir com elementos importantes de reflexão à capacitação e formação dos coordenador@s administrativos e demais integrantes do Conselho Comunitário para um melhor desempenho nas tarefas de organização e participação da comunidade nas suas ações e iniciativas. O CDD em sua história já acolheu várias iniciativas, entre elas a da constituição Da UNIPERIFERIA - Universidade da Periferia, assim como é o espaço físico – político onde está sendo executado o projeto Casa Brasil Dunas/CNPq: Rede Vidadania.

A Rede de Colaboração Solidária: A Casa Mundo

A Casa Mundo (2002 E 2003) foi uma iniciativa transinstitucional envolvendo OGs (UFPel Projeto Amizade) e ONGs (Grupo Lanceiros Negros , a ONG Odara de Cultura Afro e a ONG AMIZ), procuraram com aquela experiência constituir um espaço de multiplicidades de poderes e saberes, conjurar Tecnologias Sociais. Também foi intenção desse coletivo viabilizar uma alternativa de autogestão popular, acreditando na possibilidade de uma Rede de Colaboração Solidária, viável e auto-sustentável. Por dificuldade de apoio financeiro, por falta de infra-estrutura e, também, por inexperiência e alguma dose de ingenuidade, a parceria proposta foi suspensa amigavelmente, em comum acordo entre todas as partes. Desde 2005 retomou-se a proposta com a constituição da ONG UNIPERIFERIA - Universidade da Periferia.

O Programa Círculos Culturais de Lazer, Saúde e Educação da ESEF/ UFPEL

Apesar da experiência da Casa Mundo não ter tido continuidade naquele espaço e tempo, possibilitou um diálogo com outras iniciativas, que estão sendo ou já foram desenvolvidas. Esse acúmulo deu suporte para a elaboração coletiva (com participação dos integrantes do Projeto Amizade, da AMIZ, da ONG Odara, do Grupo Lanceiros Negros) do Projeto Círculos Culturais de Lazer. Com a dissolução da Casa Mundo e divulgação do Edital ProExt 2003, da SESu/ MEC, aquele Projeto foi apropriado e redefinido pela ESEF/ UFPel e rebatizado de Programa Círculos Culturais de Lazer, Saúde e Educação. O Programa foi aprovado e obteve financiamento do Governo Federal. Uma parte dos recursos liberados foi aplicada na Frente de Trabalho de Desenvolvimento de Núcleos Comunitários, entre eles o do Loteamento Dunas, tendo como alicerce as atividades de esportes e artes, vistas como ferramentas de vidadania e de geração de trabalho e renda. A conjuração destas ações muitas vezes descontinua, as experiências acumuladas das instituições envolvidas ao longo destas aventuras em educação, deram suporte para que atualmente, se tenha uma articulação em rede, envolvendo diversas pessoas e instituições, o que garantiu os estratos e as territorializações necessários para que se empreendesse a constituição da UNIPERIFERIA - Universidade da Periferia.

UNIPERIFERIA – Instituto Universidade da Periferia: Rede Vidadania1

Para dar efetividade a esta rede de atitude de valorização e proteção da Vida - Vidadania, a ONG AMIZ - Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional; a ONG CDD - Comitê de Desenvolvimento Dunas e a ONG - GAMP Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas e indivíduos associad@s, resolveram constituir conjuradamente a UNIPERIFERIA - Universidade da Periferia, na perspectiva de incentivar práticas que valorizem os saberes e as culturas das periferias. O sistema Organizacional que optamos foi uma Coordenação Política Pedagógica Administrativa, que organiza Círculos Culturais de Empoderamento Local e Desenvolvimento Sustentável junto às comunidades. Iniciamos uma Experiência Piloto de Formação da Vidadania em Ação, integrada com Ensino e Pesquisa, na comunidade do Loteamento Popular Dunas, na cidade de Pelotas – RS, e estamos nos organizando comunitariamente em:

1) Círculos Temáticos Integrados, envolvendo quatro Frentes de Ação: a) Ambiência Urbana; b) Educação, Cultura e Lazer; c) Saúde e Segurança Social; d) Tecnologias da Informação e Comunicação. Tendo como Eixo Transversal a Geração de Trabalho e Renda; adotando como referenciais teóricos os enfoques da Economia Popular e Solidária;

2) Audiências Públicas. Este modelo teórico está sendo colocado na prática a partir do que chamamos de Plano de Desenvolvimento Integrado do Dunas/PDIDunas, tendo como principal parceiro o Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas – CDD, uma ONG coordenada autonomamente por um Conselho Gestor de instituições e morador@s desta comunidade, em parceria com os poderes públicos constituídos.

A Rede Vidadania vem ganhando força e tomando forma, principalmente, a partir da realização dos Fóruns Sociais Comunitários: Um Outro Mundo é Aqui (Dunas – Pelotas em 2006 e Castelo Branco - Rio Grande em 2007 e Fórum Social da Periferia em 2008 envolvendo Região sul, Região Metropolitana e Porto Alegre, articulando a Rede Periferia em fase de construção – saiba mais, com a assinatura do Convênio de Cooperação Técnico - Pedagógico realizado em 2006 com a Universidade Federal de Pelotas e a execução do projeto do Governo Federal - Casa Brasil (Edital CNPq 2005 CNPq), que tem como perspectiva repassar ferramentas às comunidades de periferia para o uso de Tecnologias Informacionais. Para isso disponibiliza um Telecentro para inclusão digital; um Estúdio de Multimídia; uma Rádio Comunitária de baixa freqüência; uma Biblioteca Popular; um Auditório e um Laboratório de Pesquisa, que no Loteamento Dunas – Pelotas é um Observatório de Segurança Social – saiba mais em www.casabrasil.gov.br .

o Projeto vem se organizando dentro de uma idéia de transformar localidades, de baixo IDH e alta vulnerabilidade social, em Comunidades Protetoras da Vida, ligadas as Redes Brasileira e Mundial de Cidades e Comunidades Protetoras da Vida (mais informações www.cidadesprotetoras.org.br ; www.phs.ki.se/csp/ . Temos uma expectativa otimista de tornar-se em breve uma referência técnica, política e pedagógica com a perspectiva de UNIr PERIFERIAs e fortalecer e replicar iniciativas que tenham a perspectiva do Desenvolvimento Autonômo e o Empoderamento sustentável das comunidades de periferia em situação de desvantagem sócio – economica - cultural nas relações de poder - saber constituídas.

Um comentário:

Anônimo disse...

I would like to exchange links with your site redevidadania.blogspot.com
Is this possible?