quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

PLENÁRIA FINAL FÓRUM SOCIAL DA PERIFERIA


Fórum Social das Periferias - Loteamento Dunas - Pelotas - RS, integrado ao Fórum Social Mundial, de 24 a 26 de Janeiro de 2008.










Breve Avaliação:

Participação: 600 pessoas inscritas nas Oficinas, Trabalhos Livres e Mesas Redondas;150 expositores e apresentadores de produtos, 50 prestadores de serviços de credenciamento, alimentação, transporte, hospedagem, segurança e limpeza; 200 participantes no Fórunzinho e 1000 nas atividades artísticas e culturais, totalizando aproximadamente 2000 pessoas.

Delegações: Do Brasil: Alvorada, Viamão, Cachoeirinha, Charqueadas, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Capão do Leão e Esteio - RS e uma pessoa do Rio de Janeiro - RJ. Duas pessoas da Espanha: Cataluña / Barcelona.

Videoconferência Brasil e Espanha:

Em Barcelona fomos informados que a participação no Fórum Social da Cataluña foi em torno de 3000 pessoas. Do lado da Espanha, participaram estudantes e professores de uma Universidade.
Aqui no Dunas / Pelotas estiveram presentes apenas as representações das comunidades da região sul. As delegações da região metropolitana de Porto Alegre não participaram das conversações, pois retornaram para as suas origens, logo após a plenária final.

Fizeram intervenções, na instalação da teleconferência, Herberto Peil Mereb - ONG AMIZ, integrante da Rede Vidadania local. Depois apresentaram-se o "Grupo Mensageiros da Paz" com a expressão de uma música rap e em seguida o Prof. Florismar Oliveira Thomaz, representando a Uniperiferia, que fez uma reflexão sobre as contradições de territórios no mundo moderno, envolvendo principalmente as desigualdades distributivas nas Metrópolis. A seguir falou Raquel Silveira, do Centro Educativo e Cultural Odara, abordando questões de gênero e e discriminações raciais. Finalmente o Mano Davi - Davi da Silveira Duarte, do Comitê de Desenvolvimento do Dunas (CDD) fez questionamentos sobre os conflitos étnicos e raciais na Europa e encerrou com uma performance de "fristein", relatando como se desenvolveu o Fórum Social das Periferias. Convidou as comunidades periféricas da Europa para se integrarem a Rede Periferia.
Apesar de algumas dificuldades de recebimento dos sinais da Espanha, a nossa comunicação daqui para lá foi perfeita, graças aos equipamentos aqui utilizados que foram viabilizados pelo Projeto Casa Brasil do Governo Federal / CNPq e pela Universidade Federal de Pelotas / Centro de Informática e Programa de Educação à Distância do Curso de Matemática.

A experiência foi muito importante e o público local participante, em torno de 100 pessoas, ficou muito entusiasmado, com o sentimento de que outro mundo é possivel e ele está efetivamente sendo contruido aqui, no Dunas numa perspectiva global. Percebemos efetivamente que demos passos importantes e em breve, com tecnologias apropriadas, poderemos avançar muito mais na consolidação de relações de confiança, sinceras e solidárias, com muitos outros lugares de periferias, sem limites territoriais, em uma Rede de Periferia sólida e politicamente forte.

Principais Encaminhamentos da Plenária Final:

1. Operacionalização:

Foi constituida uma Coordenação Organizacional regional contemplando, em princípio, a Região Metropolitana de Porto Alegre e da Região Sul do RS, e uma Coordenação Organizacional das Cidades representadas e presentes.

2. Foco:

A tarefa desta Coordenação é articular redes locais -globais, visando o empoderamento autônomo e sustentável das comunidades de periferias daqui e do Mundo, para o desenvolvimento local, tendo como eixos transversais a organização local e a geração de trabalho e renda.

Primeira Reunião da Coordenação Organizacional das Regiões (Metropolitana e Sul) em Pelotas, dia 15 de março as 14 horas, no CDD Dunas.

3. Tarefas Imediatas:

(a) Organização de uma Central de Informações e um Boletim Eletronico sistemático, tendo como Eixos Temáticos Articuladores:
I - Segurança social e proteção da vida;
II - Ambiência urbana;
III - Informação e comunicação; e
IV - Educação, cultura e lazer.

(b) Realização de encontros presenciais de representações de Comunidades / Cidades periféricas:
Organizar pelo menos dois encontros em 2008, para articular, aproximar, ampliar e consolidar a Rede Periferia (1° e 2° semestre de 2008).

Um Outro Mundo É Aqui...

Nenhum comentário: