terça-feira, 2 de outubro de 2007

PRODUNAS PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DUNAS


PRODUNAS

Para organizarmos e dar efetividade a uma idéia de Rede Vidadania, uma Rede de Atitudes e Proteção da Vida, a AMIZ - Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional, O CDD - Comitê de Desenvolvimento Dunas e um pouco depois o GAMP - Grupo Autonômo de Mulheres de Pelotas e indivíduos associad@s, resolveram constituir conjuradamente a UNIPERIFERIA, uma organização que trabalhasse a perspectiva de incentivar práticas que potencializem e valorizem a singularidade de saberes e culturas das periferias.

Neste movimento elaboramos colaborativamente o PRODUNAS - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO LOTEAMENTO DUNAS, trabalhando na perspectiva de promover o desenvolvimento autônomo e sustentável do Loteamento Dunas, através da execução de projetos e ações, buscando o seu reconhecimento público, local e internacional, como uma “Comunidade Protetora da Vida” e integrando-se a Rede Mundial de Cidades de Periferia. Para isso incentivamos e organizamos redes locais e globais e localmente fomentamos grupos de pessoas, organizações públicas e privadas a constituírem Círculos Culturais em quatro áreas de Ação. a) Segurança Social e Proteção da Vida; b) Educação, Cultura e Lazer; c) Ambiência Urbana; d) Tecnologias da Informação e Comunicação.

Os Círculos Culturais do PRODUNAS se consolidam a partir de reuniões sistemáticas, de acordo com as demandas e as necessidades, que acontecem em forma de Audiências Públicas, onde são encaminhadas sugestões e ponderações para a Assembléia Geral Comunitária do CDD. As Audiências Públicas são reuniões amplas e abertas às Organizações Governamentais e Não Governamentais, Morador@s e interessad@s em contribuir para o sucesso das pretensões comunitárias (no blog mesmo acesse as audiências públicas de 2007). Com esta iniciativa pretendemos disponibilizar ferramentas e criar as melhores condições para superarmos a falta de estrutura e sensação de violência BioPsicoSocial existente hoje entre as pessoas que moram e trabalham nesta e em outras comunidades de periferia de nossa Cidade e de outros lugares do Planeta.

Nenhum comentário: