sexta-feira, 4 de abril de 2008

ORGANISMO E MEIO EM CONGRUÊNCIA - PROJETO CLUBES AMBIENTAIS, AGXXI E COMPAM.


Neste ano de 2008 a AMIZ estará dando continuidade as reflexões e ações sobre a AGENDA 21 em Pelotas (Junto ao COMPAM – Conselho Municipal de Proteção Ambiental. Biênio 2008/09), não na perspectiva do conflito em torno do tema da implantação da AGENDA 21 em Pelotas, mas na perspectiva do marco lógico da comunidade global de construir, nutrir e educar comunidades sustentáveis, envolvendo Organizações Governamentais, Não Governamentais e Empresas com Responsabilidade Social. O marco lógico AGENDA 21 OU XXI aconteceu no acordo Global assinado em 1992 no Brasil - Rio de Janeiro (ECO 92) que envolveu chefes de estado de todos os continentes do Planeta Terra, os quais, se comprometeram que até o início século XXI criar Agendas de Ações Ambientais Comunitárias (Por isso Agenda XXI), fóruns locais e globais, Fundos de Desenvolvimento Sustentável, em fim, colocar na pauta cotidiana a problemática ambiental e suas conseqüências ao meio e a nós, tendo como premissa o desenvolvimento sustentável do Planeta.

Saiba mais sobre AGENDA XXI e Rede Agenda 21 .

Também estaremos desenvolvendo em 2008 (e até fevereiro de 2009) o projeto clubes Ambientais (com Recursos do FMAM Fundo Municipal de Recuperação Ambiental), e tem como objetivo Capacitar crianças e adolescentes, como Multiplicador@s Sócio Ambientais, tendo como referencial os princípios e ações da AGENDA 21. Para isso criaremos Clubes Ambientais na rede pública de ensino municipal, tendo como piloto as escolas municipais: Bibiano de Almeida, Deogar Soares e Núcleo Habitacional Dunas – Bairro Areal – Pelotas RS (mais informações solicite o Projeto na integra).

Este Projeto parte da lógica de que é dever do Estado garantir direitos sociais e oferecer condições dignas de vida para toda população, mas quer extrapolar o conceito de que também é papel da sociedade atender as demandas ambientais, sociais e culturais. A concepção que nos pauta é de que as pessoas vêm o mundo e as suas interelações com ele, a partir do lugar e do status onde estão situados. Nessa perspectiva, são as pessoas, grupos e comunidades colocadas em situação de desvantagem, que precisam virar o jogo.

Para isso, devem entrar nas relações de poder e saber e buscar condições dignas de vida. São as escolas e a comunidade do entorno que devem começar a inverter as suas próprias prioridades para o ensino e a pesquisa para os locais / comunidades, para então exigir do Estado / Sociedade, através dos nossos governos em todos os níveis, a garantia equidade e qualidade de vida nos lugares onde vivemos, procurando um desenvolvimento sustentável, qualificando os locais de moradia e contemplando as pessoas que geralmente ficam as margens dos projetos tradicionais e da livre iniciativa e do poder público.

A educação ambiental concebe fundamentar para a vidadania, concebe construir posturas éticas com o nosso planeta, possibilitando conexões entre os saberes escolares e os saberes necessários a nossa sobrevivência, com o intuito de alcançarmos um desenvolvimento responsável capaz de sustentar a atual e as futuras gerações.

A educação ambiental tem o intuito de construir conhecimentos e oportunizar o trabalho coletivo entre @s estudantes da rede pública municipal de ensino, formando multiplicador@s/as de consciência ambiental.

A organização de Clubes Ambientais vem fomentar a participação, a organização, o senso crítico, a criatividade e a responsabilidade com nossas vidas e a vida do planeta.

As atividades de educação ambiental, através da organização de clubes ambientais, buscam consolidar a reflexão Ambiental permanentemente, envolvendo todos os segmentos da comunidade e do poder público, tornando esta reflexão, uma das mais importantes estratégias para um Desenvolvimento Sustentável.

A educação ambiental proporciona a integração e o envolvimento das comunidades escolares, do poder público, dos bairros e de associações não governamentais, na busca de um trabalho conjunto na construção de saberes sócio ambientais.

Assim, em parceria e com o apoio da Direção das Escolas Municipais Núcleo Habitacional Dunas, Deogar Soares e Bibiano de Almeida, estaremos constituindo Clubes Ambientais, envolvendo alun@s, professor@s, funcionári@s e morador@s das comuniades do entorno das escolas envolvidas, priorizando a Capacitação e Formação de Crianças e Adolescentes - Multiplicador@es Sócio Ambientais; a Realização de Diagnósticos Sócio Ambientais; a Elaboração e Execução de Projetos Sócio Ambientais Diagnosticados.

Nenhum comentário: