segunda-feira, 29 de outubro de 2007

PRODUNAS_DO LOCAL AO GLOBAL



neste último dia 20 de outubro de 20007 no loteamento dunas aconteceu o 2º seminário de segurança social e proteção da vida, uma ação da rede vidadania (ongs / ogs e indivíduos) dentro do produnas – programa de desenvolvimento dunas ( www.redevidadania.blogspot.com ), e executado pelo observatório de segurança social do projeto casa brasil ( www.casabrasil.gov.br ).

o seminário teve como objetivo geral aprofundar as convers´ações sobre a rede vidadania e o produnas. participaram a escola dunas, ubs, o cras, o cdd, a uniperiferia, a amiz, a deputada estadual estela farias, a secretária municipal de educação ana berenice e morador@s do dunas. como objetivos específicos foram avaliadas as metas e ações do observatório de segurança social, que além de ser um espaço de pesquisa biopsicosocial local, tem como função formar pesquisador@s sociais. também foi conversado sobre o encaminhamento da candidatura do dunas como uma comunidade protetora da vida (o que foi aprovado), junto a rede mundial de cidades e comunidades protetoras da vida ( www.phs.ki.se/csp , rede mundial com o reconhecimento da organização mundial da saúde - oms - onu).


paralelamente foi realizado um pequeno vídeo sobre o processo de desenvolvimento local do dunas pela equipe de comunicação da deputada estadual estela farias (que articula a rede mundial de cidades periféricas com sede na frança em nanterre), entendendo que a experiência do loteamento dunas ao longo dos anos e mais recentemente com a constituição da uniperiferia, é uma experiência que precisa estar nesta pauta global como ela mesma diz “ não como uma receita mas como uma experiência de gestão participativa” . em novembro acontece a 7ª conferência do observatório internacional de democracia participativa em nanterre, a uniperiferia e a deputada estarão apresentando a experiência do dunas e articulando para janeiro de 2008, em belém do pará - fórum social brasileiro, mais um encontro da rede mundial de cidades de periferia.


herberto mereb/amiz – angelita vieira/cdd – florismar t. oliveira/uniperiferia


Nenhum comentário: