
Análise crítica que procure estar não como receita ou um método a seguir, mas ferramenta para problematizar a hierarquia dos saberes e das relações de poder que trabalham incansavelmente para “Sujeitar” os indivíduos a uma verdade inquestionável de mundo. Análise Critica ao saber científico como verdade absoluta, uma crítica à paradigmas rígidos que se expressam pelos efeitos do poder. Análise crítica da Rede Uniperiferia, CUFA, Curso de Observador@s Sociais, Agentes de Desenvolvimento Local, Observatório Franco Brasileiro de Periferia, (...), para que possamos estar ajustando ou conectando as vontades afins (que viemos demonstrando na articulação da Rede Uniperiferia e suas inter-relações), para dar potência as diversas ações que ocorrem nos vários espaços que pertencemos e tempos que atuamos.
Aqui já faço minha colaboração deixando um esboço crítico inícial a nós: Rede Uniperiferia e suas Interconexões. Penso que nossa ação deve se situar na análise crítica / na problematização dos sistemas de saber (hierarquização do discurso) que constitui “o científico, o sujeito, a identidade, a periferia”. Poderia me arriscar dizer que esta problematização é um dos componentes mais importante a ser considerado, a ferramenta capaz de fazer pensar criticamente a REDE UNIPERIFERIA, o OBSERVATÓRIO DA PERIFERIA, o MUNDO, (...).

Talvez pensar em colocar os saberes “desqualificados / comuns” como os nossos saberes da Rede Uniperiferia, CUFA, Observador@s Sociais, Agentes de Desenvolvimento Local, Observatório Internacional da Periferia,(...), não como uma prática discursiva de fortalecimento de um território de e na Periferia contra o Centro e preparando-se para a tomada do centro, dentro de um dualismo CENTRO E PERIFERIA, BOM E MAU, ESQUERDA E DIREITA, CERTO E ERRADO, HOMEM E MULHER, (...), mas uma prática discursiva transdualística, atuante, responsável e que efetivamente possa provocar uma mudança radical no sistema de valores e práticas da sociedade moderna em que vivemos, principalmente nos locais onte moramos, articulamos e atuamos.
Nos encontramos em maio para mais conversações presenciais sobre a Vontade de Rede Uniperiferia.
Inté Muchach@s.
HERBERTO BETINHO COORDENADOR ORGANIZACIONAL ONG AMIZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário