quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Primavera Cultura Livre II



Apesar do calor e frio que tem feito nos últimos dias na cidade de Pelotas, ainda estamos na primavera e como o nome sugere esse ano acontece a segunda edição da Primavera Cultura Livre.

Em 2009, ainda na luta pela aprovação da Lei municipal de Incentivo a Cultura, reunimos a galera que gosta, se interessa, trabalha e vive cultura. Recebemos a presença do diretor do Fumproarte (Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre), também do Secretário de Cultura de Pelotas, Mogar Xavier, e assim realizamos uma semana de discussões, painéis com temas como: teatro, dança e cinema em Pelotas; propriedade intelectual, crise na indústria fonográfica, democratização da informação e comunicação; movimento pró cultura em Pelotas, etc. Além de diversos shows, intervenções teatrais e práticas circenses. Uma parceria entre a Satolep Circus, Amiz, Moviola filmes, Casa do Joquim, RadioCom e Sesc.

Esse ano não deixando o propósito de lado, que ainda é discutir cultura, começamos a programação no dia 16/11 (terça-feira), estendendo-se até o dia 21/11 (domingo). Com mais novidades, novas parcerias, novas ideias!


 A idéia da PCLivre em sua segunda edição é tratar de dois temas específicos, quais sejam, Articulação e fomento de redes culturais e economia da cultura.; Ano passado problematizamos estes temas, e este ano pensamos em avaliar os avanços e as efetividades das redes culturais que estamos imbricados. Para isso, faremos uma reflexão sobre redes internacionais, nacionais e locais, bem como problematizar a economia da cultura livre (propriedade intelectual e produção independente).

Segue então a programação sujeita a alterações principalmente nos dias que vão de 18 a 20 de Novembro.


 transmissão ao vivo www.inovetv.com.br/primaveraculturalivre 
 
www.redevidadania.blogspot.com

16/11/10

14:30: Painel - Redes Culturais e Cultura Livre 
local: bistrô da Secult (Praça Coronel Pedro Osório, 02). 
Síntese do debate e participantes:
Florismar Oliveira tomaz - Rede EmComum (rede internacional FSM expandido - comunidades populares) falar sobre as redes internacionais que estamos articulando via FSM  a alguns anos; depois o Miguel Isoldi - Rede Geribanda / FURG (rede pontos de Cultura da região sul e centro sul) falar sobre as políticas públicas do governo federal (Pontos de Cultura) e e atuação da FURG - Geribanda como articuladora desta rede na região sul e centro sul; o Marcelo Cougo - Rede Sopapo, falar sobre a rede sopapo cultura negra e a articulação em rede que viemos fazendo a alguns anos entre porto alçegre e pelotas via Coletivo Catarse, Ponto de cultura ventre livre e quilombo do sopapo e Fórum música parfa baixar; o Mogar Xavier - Secretário de Cultura Pelotas, falar sobre lei de incentivo a cultura municipal e as políticas públicas municipais para cultura; o Mano Val - Rede Procultura, falar sobre o movimento local procultura que a alguns anos vem ganhando força e se efetivando como rede local e global; o Guto Fonseca - Posto Cidadão capaz, falar sobre a importância da participação da iniciativa privada no fomento cultural; o Rodrigo Nunes, encerra falando sobre  a Economia da Cultura Livre e os temas da propriedade intelectual (licenças creatives comms e produção independente); e eu Herberto Betinho - Mediador. 


18:30: Projeto Massimiliano 
local: Esquina da Rua XV de Novembro com Marechal Floriano.

17/11/10
21:00Hs - Lançamento Ponto de Cultura Outro Sul;
22:00Hs - Cinema Independente (Pré lançamento festival de cinema Manuel Padeiro);
23:00Hs - Jan Session com músicos locais e atuantes do ponto de cultura outro sul;

Músicos - Rodrigo Garcia, Edu da Matta, Dija Vaz, Davi Batuka e convidados
 local: Cervejaria Santa Marta (Dom Pedro II, 706). 
21/11/10 
10:00Hs - Feira Economia Popular e Festival de Música
local: Praça Coronel Pedro Osório. 

Músicos e Bandas - Meigos Vulgos e Malvados, Freak Brotherz, Unidos pelo Rap, Reagge da Luta, Luiz Vagner, Lara Rossato, Marco Gotinari, Vade Retrô, Canastra Suja, Apanhador Só, Da Silva, Kako Xavier, Be Livin, Federação Galática;
Feira Livre - Porventura, Cry Baby, Feira ao Quadrado, Comidas Vegan, Gringa, Cozinha CDD, e Mostra de trabalho dos artistas (CDs).
Atividades Paralelas
19/11 - 14:00 h Oficina de Sopapo Richard Serraria (Local a confirmar) // 17 horas conversa 10 anos CABOBU e Cultura Negra (Radio Com 104.5 FM - ao vivo escute);
20/11 Todo dia oficina de candomble - Uruguai todo o dia (Atelier de música Mario Maia) // 20 horas Show Bataclã FC PoA - via sesc pelotas (largo do mercado púbilco);
27/11 Toda tarde sábado cultural Cultura Negra Loteamento Dunas.
 

Um pouco sobre a epsteme Primavera Cultura Livre / PCL.primavera1.jpg

Surge da necessidade de Glocalizar Pelotas / Conectar os movimentos e expressões culturais pelotenses ao momento contemporâneo de resistência glocal* ao mundo Neoliberal; Resistir ao Neoliberalismo a partir do uso das novas TIC** e de novos entendimentos éticos e práticos nas relações sociais contemporâneas que andamos atualmente reforçando em nossos diversos movimentos.

A partir do Eixo Temático ECONOMIA DA CULTURA LIVRE - FOMENTAÇÃO E ARTICULAÇÃO DE REDES GLOCAIS, a PCL traz discussões e práticas a fim de que sirvam como experiências e permitam a conexão entre processos de resistência. Cabe salientar redes locais - regionais - nacionais - internacionais importantes que vem nos motivando por estarem também articulando os locais nesta perspectiva, entre elas algumas que estarão presente a Primavera Cultura Livre / PCL como a Rede Vidadania e Movimento ProCultura Pelotas (só para dar dois exemplos daqui de Pelotas), e outros em nível mais globais como o FMPB (Música para baixar) que agora no último Fisl 2009 se fez presente (e atualmente realiza diversas outras articulações fortalecendo estas redes, e agora estará vindo a Pelotas pela Primavera Cultura Livre/PCL).

Podemos também citar aqui, outra articulação em rede que também estará representada neste movimento PCL o Circuito Fora do Eixo que é uma rede de trabalhos concebida por produtor@s culturais das regiões centro-oeste, norte e sul do Brasil para estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos.

E mais recentemente sobre a Rede Pontos de Cultura da Região sul e centro sul, via geribanda FURG, que são 16 pontos de cultura que começam a operacionalizar agora ainda em 2010.

O projeto Outro Sul na íntegra acesse aqui.

Nenhum comentário: