segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ponto de Cultura Outro Sul - Rede Pontos de Cultura Geribanda FURG - Ministério da Cultura / Gov. Federal


O GERIBANDA Pontão de Cultura da FURG foi criado para articular 16 Pontos de Cultura a serem constituídos nas regiões sul e centro-sul do RS, estabelecer a integração e o funcionamento de uma Rede e difundir as ações de cada entidade.


A principal missão do Geribanda é constituir-se em espaço de articulação entre os Pontos, conectar e mobilizá-los, além de demais entidades da sociedade civil, ampliar o movimento integrador.

Assim, desenvolverá programação integrada, atuando tanto na dinamização dos contatos entre os Pontos, com foco temático ou regional, quanto como parceiro na implantação de ações do Programa Cultura Viva.

Além dessa articulação, o Geribanda irá integrar ações e atuar na esfera territorial e temática, nas áreas de audiovisual, dos bens imateriais, de cultura digital, entre diversos outros temas, que têm como princípio norteador fortalecer as ações da sociedade civil e promover a cultura brasileira.


Nos dias 31 de agosto e 1 de setembro de 2010, foi realizada a Análise de Mérito das propostas encaminhadas para concorrer ao Edital de Seleção de Pontos de Cultura para compor a Rede Pontos de Cultura da FURG, do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura. Foram analisadas 30 propostas, das quais 16 foram selecionados e as demais foram classificadas como suplentes.


Selecionados - Região Sul
Casa de Cultura Caras de Pau Grupo Teatral Caras de Paus São José do Norte
 Ponto de Integração Cultural da Rede de Comunidades Mitra Diocesana do Rio Grande Rio Grande
 Ponto de Cultura Outro Sul - AMIZ Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional -  Pelotas
Axé Raízes Clube Guarani Arroio Grande
Arte da Periferia Fundação Comunitária e Assistencial Manje – Rádio Cultural Rio Grande
JERIVARTE Associação de Cultura e Arte Nativa – JERRA Santa Vitória do Palmar
CULTUART Associação Projeto Vida Nova Pinheiro Machado
NAVEGARTE Associação de Amigos da Biblioteca Comunitária do Bairro Navegantes São Lourenço do Sul
ACANDHIS: Vida e Cultura Academia Canguçuense de História - Canguçu
Memória do Movimento Estudantil Universitário Instituto de Estudos Políticos Mário Alves Pelotas

Selecionados - Região Centro Sul
Ponto de Cultura Butiá Sociedade Esportiva, Recreativa, Beneficente e Carnavalesca Corujão Tapes
Entre nesta Dança Conjunto Folclórico Polonês Solidarnosc Dom Feliciano
Nossa Comunidade tem História Associação Educacional São José/PROJARI Guaíba
Resgatando a Cultura Polonesa Marianense Associação Cultural Polônica Mariense Vicente Mietlicki Mariana Pimentel
Reacendendo a Chama Farroupilha Associação Cultural e Tradicionalista de Amaral Ferrador Amaral Ferrador
Cultural Barra Viva mateando ao pôr do sol Associação Vira Mundo Barra do Ribeiro


O Projeto da AMIZ selecionado, foi Ponto de Cultura Outro Sul (acesse aqui o projeto na íntegra), com o Ponto de Cultura
OUTRO SUL esperamos realizar ações de ensino, pesquisa e extensão sócio-cultural, das manifestações artísticas atípicas do perfil usual dos agentes culturais que atuam na região sul do Rio Grande do Sul e suas fronteiras universais com outras culturas, o que não representa fronteiras apenas geográficas com seus vizinhos territoriais (por ex: Uruguai, Argentina e Santa Catarina), mas sim afinidades com um novo mundo que cada vez mais se revela multicultural, pois são fenômenos localizados, que primam pela originalidade, de  comunidades, grupos organizados ou não e até mesmo de determinadas individualidades, que se aproveitam  cada vez mais das novas tecnologias de natureza digital, para fazer esta aproximação virtual com todas as  pessoas deste planeta, conectadas através da rede web. Utilizaremos diversas linguagens (a Informática, a produção fonográfica e áudio visual, o Designer Gráfico, a Música, a Dança, o Teatro, a Literatura e o Folclore), tendo na cultura negra o viés / eixo articulador destas linguagens, indiferentes a formação técnica, ou determinados padrões de qualificação profissional.OUTRO SUL, espera produzir Sustentabilidade, Formação e Capacitação, Produção e Circulação da cultura popular de um outro sul que também é negro, a partir da música, literatura, movimento & dança, da cultura digital, socializando conhecimentos e saberes de personagens, que hoje em dia, passam desapercebidos, devido a velocidade de informações que chegam a  cada momento, mas que são protagonistas sutis da memória de um futuro nem tão distante assim, para as próximas gerações. Por isso o projeto “OUTRO SUL”, espera além de trabalhar a formação e capacitação para as tecnologias da comunicação e informação, para a diversidade cultural e resgatar e produzir a memória daqueles que deixaram obras de relevante importância, ou que ainda não puderam fazer seus  registros imagéticos ou que já não podem mais estar aqui atuando nesse mesmo plano existencial, deixando cristalizado através de produtos de natureza cultural, como Cd’s, Dvd’s , livros e revistas, camisetas,
adesivos, botons, cartazes, folders, banners, ..., todo um aparato de capacitação de pessoas e do
patrimônio material e imaterial de um outro sul, onde vivemos.

Rede de Pontos de Cultura realiza reunião

Representantes das propostas de Pontos de Cultura selecionadas para compor a Rede de Pontos de Cultura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participaram na tarde desta quinta-feira, 16, de reunião com a equipe do Pontão de Cultura Geribanda da FURG, formada pelo coordenador Miguel Isoldi, superintendente de Extensão da FURG Rita Patta Rache, Vanessa Lemos, Law Tissot, Goreti Butierres e Rodrigo Pereira.
A reunião serviu para entrega, pelos representantes, da documentação necessária para a preparação dos convênios e para esclarecimentos pelo Pontão de Cultura Geribanda da FURG sobre aspectos a serem adequados no plano de trabalho de cada proponente e os próximos passos na constituição dos Pontos de Cultura. 
A principal preocupação quanto ao plano de trabalho nesse momento de preparativos para o convênio é com a devida comprovação da aplicação direta na proposta dos recursos a serem repassados pelo Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, na ordem de R$ 185 mil, e da contrapartida financeira ou em serviços mensuráveis de cada entidade de no mínimo 20% do valor total do convênio.
Tudo para garantir a correta utilização dos recursos públicos. A expectativa, de acordo com a superintendente de Extensão da FURG Rita Patta Rache, é que os convênios sejam firmados até o início de outubro. 
Para o repasse dos recursos até a segunda quinzena do mesmo mês”, completa a superintendente. Estiveram representadas na reunião 13 das 16 propostas aprovadas na seleção, num total de 11 municípios.






Mais informações - 53 81238928 e amiz.ong@gmail.com

Nenhum comentário: