quarta-feira, 26 de março de 2008

Governo Federal quer dar escala aos telecentros - Acessos Comunitários


04 de Março de 2008

A política, apoiada em parceria com estados, municípios e sociedade civil, vai ser anunciada em dois meses. O edital será lançado no ano que vem e o objetivo é, em um ano, chegar a 40 mil telecentros.


Lia Ribeiro Dias


Sobre Inclusão Digital - Acesso Comunitários

O coordenador das ações de inclusão digital do governo federal, Cezar Alvarez, espera lançar, no início do ano que vem, um grande edital para fomentar a expansão de centros comunitários de acesso à internet. “Queremos dar escala aos telecentros, que são fundamentais na política de inclusão digital na medida em que 67% da população não têm computador em casa e dependem dos centros públicos para poder acessar à internet.” Mesmo sem ter ainda rubrica orçamentária, Alvarez tem meta ambiciosa de chegar, no final de 2009, a 40 mil telecentros.

Além de concluir a definição dos requisitos mínimos, o próximo passo a ser dado pela coordenação de inclusão digital para abrir caminho para o lançamento do edital, segundo Lívia, é definir que estrutura do governo ficará responsável pelo pagamento das bolsas aos agentes de inclusão digital, e criar rubrica orçamentária para o programa no orçamento de 2009, que tem de ser encaminhado ao Congresso no meio do ano. Alvarez admite que esse é um processo delicado, pois se trata de um programa transversal que envolve vários ministérios. “Temos que avaliar a melhor solução”, diz ele, lembrando que a rede de formação terá como coordenador o Casa Brasil, que, por enquanto, é vinculado ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) da Casa Civil.


Informatização das Escolas

Por não conseguir reduzir a patamares considerados aceitáveis o preço dos 150 mil laptops educacionais que seriam comprados para o programa Um Computador por Aluno (UCA), o MEC cancelou oficialmente, no início de fevereiro, o leilão aberto em dezembro. Mas o projeto está mantido: será lançado novo leilão, possivelmente em março ou abril, com alterações em algumas especificações, para se conseguir reduzir o preço do equipamento. Os requisitos pedagógicos serão mantidos, assim como o volume de equipamentos para 300 escolas, de 300 municípios brasileiros, de todos os estados. Mas o tempo de garantia do equipamento deve ser reduzido de três para dois anos e deve haver alteração na distribuição. A entrega centralizada estava sendo estudada.

( veja matéria na integra )

Nenhum comentário: