segunda-feira, 31 de março de 2008

GRUPO ESTUDOS: EDUCAÇÃO E CULTURA

Cronograma de Formação - Grupos de estudos (quinzenal):

Situando uma proposta, convidando parceiros que se identifiquem de algum modo com ela e queiram construí-la, alterá-la...

O contexto do fórum social das periferias nos ajudou a perceber melhor algumas demandas e possibilidades no campo da educação, da cultura e do lazer. Esses elementos não estão dissociados, ao contrário se entrecruzam e se relacionam de múltiplas formas, em diferentes contextos. Quando falamos em periferia, falamos em diversidade, há muitas formas de vivê-la, de experimentá-la, de acordo com o grupo com o qual me relaciono, com a rua onde moro, com a minha faixa etária, com a minha identidade de gênero, com o meu modo de perceber o tempo e o espaço, com os valores que construo, enfim... Pensando nesse sentido, no que é diverso e complexo, decidimos construir uma proposta direcionada aos jovens, sempre em relação a esse contexto mais amplo da periferia e do mundo (pois tudo isso está imbricado).

Sabemos que há várias construções negativas do que é ser jovem hoje, na mídia massificatória, por exemplo, geralmente os jovens são mostrados em cenas que envolvem violência, e desordem. Construindo uma cultura de medo e de pânico, percebemos na história da formação da sociedade brasileira representações sociais que estigmatizam esses sujeitos, mais especificamente, os jovens de classes populares. Esses sujeitos, que são invisíveis no cotidiano frente às oportunidades de ascensão social e do acesso aos direitos, tornam-se visíveis quando a cena e as narratividades se dão num território de conflito com a lei, de marginalidade e de crime. Sujeitos que estão em zonas de sombra e que a “luz” se propaga sobre eles quando em visibilidades negativas, reservando a eles um local produzido por “outros”.

As diversas formas como os jovens são olhados, percebidos e identificados, criam “etiquetagens”, colando neles realidades representacionais, discursivas e mitificadas. Dessa forma, os jovens são também o que deles se pensa, se mostra e se fala. Há um poder que opera na linguagem, construindo a partir dela um círculo de significações. Significados que não são neutros, mas que são produzidos em meio às relações de poder. É por dentro dessas relações de poder que os grupos sociais mobilizam cadeias discursivas que forjam a identidade. Reiterando essa idéia, a identidade é, pois, ativamente produzida na e por meio da representação: é precisamente o poder que lhe confere seu caráter ativo, produtiva. (SILVA, 2001, p.46)

Ao mesmo tempo em que somos atravessados por notícias, imagens, estatísticas que apresentam uma configuração negativa sobre os jovens, paradoxalmente, é a partir da juventude que surgem novas idéias e inventividades no campo cultural, buscando maneiras de se organizar e de existir entre tantos conflitos, promovendo formas fundamentais e plurais de expressão e comunicação.

A juventude é mais do que uma palavra...

Os jovens manifestam, com mais intensidade e variedade que outras gerações, as mudanças culturais, e é mais no plano da cultura do que no da política ou da economia que se evidenciam as novas modalidades que assume a juventude atual. Sensíveis às novas tecnologias e ao predomínio da imagem, os jovens encontram aí um âmbito propício para capturar e expressar a variedade cultural do nosso tempo e orientar- mais no plano dos signos do que num de ação sobre o mundo- seu apetite de identidade.” (Margulis apud Herschmann, 2000, p. 55-56)

Queremos construir e contar uma outra história com os jovens da periferia, e nos demos conta de que esse é um momento favorável para isso. Para tanto, diferentemente das propostas de senso comum, podemos potencializar um grupo de jovens que atuarão no bairro mudando, alterando e qualificando a própria juventude vivida, sentida no seu dia a dia. Dessa forma, não há uma formação isolada, mas sim a possibilidade de criarmos um coletivo de educadores sociais que se forma junto, que compartilha de idéias e de experiências.

A idéia exposta acima vem a se estabelecer para avançarmos em alguns desafios que localizamos durante o debate do tema: educação, cultura e lazer. Tais como:


Empoderamento da base;

Fortalecimento de protagonismo juvenil;

Disputar a institucionalidade;

Desconstruir a imagem esteriotipada da periferia;

Dar visibilidade e socializar as produções dos grupos culturais;

Criar alternativas e condições de lazer no local onde se vive;

Manutenção e fomento das propostas do fórum social das periferias;

Potencializar os interesses dos diferentes grupos sociais ( gênero, etnia, classe, sexualidade, território)

Quebrar o paradigma competitivo (lógica mercadológica)

Construir o diálogo entre os diferentes saberes ( acadêmicos e populares)

Com esses desafios colocados e com a demanda que os jovens têm nos mostrado, planejamos estratégias de mobilização das juventudes, onde haverá um empoderamento dos jovens e de todos aqueles que querem melhorar em sua formação.

Nossa ação será a de construir um coletivo de educadores sociais (com grande investimento no potencial de mobilização dos jovens da periferia), a fim de consolidar um grupo de formação continuada, trabalhando a reflexão- ação, planejando, discutindo, agindo... Procuraremos melhor entender para melhor intervir. É por aí....

Abaixo o cronograma de nosso grupo de estudo (para tod@s que quiserem participar). Aberto a sugestões! - CÁTIA CARVALHO


São 2 grupos de formação (um pela manhã, outro pela tarde), envolvendo turmas do projeto agente jovem - Dunas; educador@s (no sentido amplo da palavra); comunidade em geral e por aí vai... Trata-se de um espaço aberto de participação, focalizando o empoderamento d@s jovens das periferias. Nosso objetivo é criar um coletivo de educador@s sociais (multiplicador@s), partindo do pressuposto de que tod@s se educam em comunidade, a partir das diferentes vivências que constituem aquilo que somos e aquilo que sabemos.



Na última reunião de planejamento (25/03), surgiram sugestões de pessoas para conduzirem os temas abaixo. Gostaríamos que confirmassem (ou não) a vontade e a disponibilidade para o desenvolvimento desse planejamento. E aqueles e aquelas que desejam intervir em algum tema, que se manifestem...

Grupo 1 - turno da tarde

Horário: das 14h às 16h e 30 min



Local: CDD

02 de Abril:
1- Culturas Juvenis e o tráfico

Mediador@s: Mirian (confirmada); Angelita (confirmada); Tuca (a confirmar); Izabel (a confirmar); Silvia (a confirmar)

16 de Abril
2-Culturas juvenis, comunidade e as famílias

Mediador@as: Lisete (confirmada); Catia (confirmada); Raquel (confirmada)

30 de Abril
3- Culturas juvenis, a exclusão social e as violências

Mediador@s: Mirian- CRAS (a confirmar); Florismar (a confirmar); Josiane (a confirmar)

14 de Maio
4- Culturas Juvenis, relações de gênero e relações de poder

Mediador@s: Márcia Ondina (a confirmar); Catia (confirmada); Maria Raquel (a confirmar); Raquel (confirmada)

28 de Maio
5-Culturas juvenis e sexualidade

Mediador@s: Simone (confirmada); Bolinha (confirmado); Jessie- FURG (a confirmar)

11 de Junho

6- Movimentos juvenis contemporâneos (formas plurais de organização a partir do protagonismo juvenil)

Mediador@s: Carla Ávila (a confirmar); Diego (a confirmar); Catia (confirmada)

25 de Junho
7- Culturas juvenis e o consumo

Mediador@s: Betinho (confirmado); Maria Raquel (a confirmar); Vera Balinhas (a confirmar)

09 de Julho
8- Culturas juvenis e mídia

Mediador@s: Betinho (confirmado); Paulo Celente (a confirmar)

24 de Julho

9- Culturas juvenis e relações étnicas

Mediador@s: Bolinha (confirmado); Raquel (confirmada); Carla Ávila (a confirmar)

Grupo 2- turno: manhã

Horário: das 9h às 11h e 30 min

Local: CDD

09 de Abril:
1- Culturas Juvenis e o tráfico

Mediador@s: Mirian (confirmada); Angelita (confirmada); Tuca (a confirmar); Izabel (a confirmar); Silvia (a confirmar)

23 de Abril
2-Culturas juvenis, comunidade e as famílias

Mediador@as: Lisete (confirmada); Catia (confirmada); Raquel (confirmada)

07 de Maio
3- Culturas juvenis, a exclusão social e as violências

Mediador@s: Mirian- CRAS (a confirmar); Florismar (a confirmar); Josiane (a confirmar)


21 de Maio
4- Culturas Juvenis, relações de gênero e relações de poder

Mediador@s: Márcia Ondina (a confirmar); Catia (confirmada); Maria Raquel (a confirmar); Raquel (confirmada)

04 de Junho
5-Culturas juvenis e sexualidade

Mediador@s: Simone (confirmada); Bolinha (confirmado); Jessie- FURG (a confirmar)

18 de Junho
6- Movimentos juvenis contemporâneos (formas plurais de organização a partir do protagonismo juvenil)

Mediador@s: Carla Ávila (a confirmar); Diego (a confirmar); Catia (confirmada)


02 de Julho
7- Culturas juvenis e o consumo

Mediador@s: Betinho (confirmado); Maria Raquel (a confirmar); Vera Balinhas (a confirmar)

16 de Julho
8- Culturas juvenis e mídia

Mediador@s: Betinho (confirmado); Paulo Celente (a confirmar)

30 de Julho
9- Culturas juvenis e relações étnicas

Mediador@s: Bolinha (confirmado); Raquel (confirmada); Carla Ávila (a confirmar)

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