domingo, 1 de junho de 2008

REDE UNIPERIFERIAS / ALVORADA E CANOAS INSTALAÇÃO DO OBSERVATÓRIO FRANCO BRASILEIRO DE PERIFERIA



Dia 14 (noite): Jantar em Alvorada de confraternização com os franceses na Sede Campestre do Clube União.

Participaram pela Rede Uniperiferia Pelotas Sul: Florismar, Angelita, Simone e Shaiane e pela Rede Uniperiferia Porto Alegre Centro: PX e outros (Cazulo 470, da Vila Bom Jesus), Margareta (União de Associações de Moradores de Alvorada – UAMA), Olga (moradora de Viamão). Naquele momento não identificamos outros integrantes da Rede Uniperiferias.

A Uniperiferia (representando a Rede Uniperiferias), na figura de Florismar, foi convidada pela Deputada Stela a integrar a Mesa, juntamente com Jairo Jorge (Pró Reitor de Extensão da ULBRA), Alain Bertho e Sylvain Lazaruz (Pesquisadores da Universidade de Paris 8, de Saint Denis), Antonio Aniesa (Assessor de Relações Internacionais de Nanterre), Gérard Perreau Bezouille (Vice Prefeito de Nanterre) e Patrick (¿) (Deputado do Parlamento Nacional Frances).

Nesta noite foi sugerido por Antonio Aniesa que juntássemos as duas reuniões (do FALP e da Rede Uniperiferias) marcadas para o dia seguinte. Após consulta aos presentes identificados com a Rede Uniperiferias, concordamos, em função da perspectiva de pouca representação dos movimentos das comunidades de periferias e considerando a importância de estarmos conversando informalmente: representantes de Movimentos Sociais das periferias, integrantes da Academia e Administradores (Prefeitos) de cidades.

Dia 15 (manhã): Reunião do FALP e Rede Uniperiferias na Sala dos Conselhos Superiores da ULBRA.

Nesta reunião participaram, pelo FALP, prefeitos (ou representantes) das cidades de Nanterre e Saint Denis - FR, Guarulhos, Viamão, São Leopoldo, Santa Vitória e Canoas e outros (não recordo) - BR. Pela Rede Uniperiferias: Florismar, Angelita, Elisabeth, Simone e Shaiane da Rede Vidadania (Pelotas), Vereador Beline e Olga (Viamão), Geraldo da ASFERAP – Associação dos Feirantes da Rua da Praia e companheiro da FEGAM – Federação Gaúcha de Associações de Moradores (Porto Alegre), Micheline do Movimento Hip Hop (Cachoeirinha) e Margareta da UAMA – União das Associações de Moradores de Alvorada (Alvorada) e outros (não recordo).

A Mesa foi coordenada pela Deputada Stela Farias e posteriormente pelo Pró Reitor Jairo Jorge (Stela teve que afastar-se por compromissos no Parlamento). A reunião transcorreu em um clima de cordialidade e entendimento, considerando-se a importância da participação tripartite (Academia / Universidades, Prefeituras / Administrações das cidades e Movimentos Sociais / representações dos habitantes das cidades) na constituição do Observatório Franco Brasileiro de Cidades Periféricas. Após a fala de Florismar (Uniperiferia), que citou o termo Vidadania, cunhado pelos movimentos da comunidade Dunas - Pelotas: “não necessariamente construtores das cidades – cidadania, mas construtores da vida – vidadania”, esta referência passou a ser utilizada por quase todos os interlocutores, aparentando haver plena concordância com o seu significado.

Após a reunião, por intermediação de Marlise (chefe de gabinete de Jairo Jorge / Ulbra), fomos informados que o Vídeo “Uniperiferia: Uma Experiência de Democracia Participativa” não seria apresentado na mesa da tarde, quando da instalação do Observatório. Segundo ela, este seria um momento formal, de assinaturas de Protocolos, com visibilidade limitada à imprensa e a poucos convidados. Para ela, o momento mais adequado seria o da noite, por ocasião da Aula Inaugural do Curso de Extensão: “O Lugar no Mundo e o Mundo no Lugar”, quando teria uma presença maior de público, em torno de 800 pessoas.

Dia 15 (meio dia): Conversa Almoço da Rede Uniperiferias com Alain Bertho e Sylvain Lazaruz, da Universidade de Paris 8

Participaram Florismar e Angelita (Pelotas), Micheline (Cachoeirinha) e mais uma pessoa (não recordo), pela Rede Uniperiferias
Trocamos várias opiniões e ficamos com uma visão muito positiva sobre a identificação dos franceses com os nossos movimentos, que tem como foco o desenvolvimento empoderado autônomo e sustentável das comunidades (moradores) de periferias das cidades. Sylvain manifestou interesse e vontade de conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Uniperiferia e Rede Vidadania no Loteamento Dunas em Pelotas.

Dia 15 tarde / 14 horas: Visitas a um Telecentro e a uma Cooperativa de Reciclagem de Canoas, apoiados pela Ulbra

Durante estas atividades ficamos sabendo que no dia seguinte (16/05), às 11 horas, haveria a gravação de um programa na TV da Assembléia sobre a instalação do Observatório Franco Brasileiro de Cidades Periféricas, com a participação da Deputada Stela, do Pró-Reitor de Extensão da Ulbra - Jairo Jorge, do Dr. Alain Bertho - da Universidade de Paris 8 e do Vice Prefeito de Nanterre - Gérard. Conversamos com a Stela sobre a possibilidade de inclusão de uma pessoa da Rede Uniperiferias, representando os movimentos sociais da região metropolitana de Porto Alegre, para contemplar a participação dos três segmentos que compõem o Observatório: Academia, Administradores das Cidades e Movimentos Sociais dos Moradores das Cidades. A Deputada fechou questão e disse que a programação já estava definida e nós não participaríamos. O assunto foi encerrado.

Dia 15 (tarde / 16 horas): Solenidade de Instalação do Observatório Franco Brasileiro de Cidades Periféricas no Plenarinho da Reitoria da ULBRA

A Mesa foi composta por: Deputada Stela Farias, Pró Reitor Jairo Jorge (ULBRA), Dr. Alain Bertho e Dr. Sylvain Lazaruz (Paris 8), Vice Prefeito Gérard Perreau Bezouille (Nanterre), Deputado Patrick (representante de Saint Denis no Parlamento Francês), Florismar (Uniperiferia) e Valdir Bongas (FEGAM).

Nesta ocasião foi assinado um Protocolo de Compromissos entre as Universidades de Paris 8 e Ulbra e FALP na constituição do Observatório Franco Brasileiro de Cidades Periféricas.

Dia 15 (noite): Aula Inaugural do Curso de Extensão “O Mundo no Lugar e o Lugar no Mundo”, no Auditório da ULBRA

Mesa: Deputada Stela Farias, Pró Reitor Jairo Jorge (ULBRA), Patrick (Parlamento Francês), Gérard Perreau Bezouille (Prefeitura de Nanterre) e Dr.Alain Bertho (Universidade de Paris 8).

As palestras retrataram, dentro outros aspectos, os movimentos de resistência na França, em busca do empoderamento das cidades periféricas (subúrbios) em relação à Metrópole (Paris). Bertho destacou os conflitos existentes em função de políticas que retiram direitos já conquistados pelo povo francês, como o da moradia social, e excluem os imigrantes de acesso aos direitos sociais usufruídos pelo conjunto da população francesa. Falou sobre a proliferação da utilização de aparatos bélicos e militares no controle repressivo da rotina da vida dos franceses, após a posse do Presidente Sarkozi.

Apenas duas considerações para conhecimento e reflexão: 1. O vídeo da Uniperiferia não foi apresentando, por alegação de problemas técnicos (informação da Marlise / Ulbra); 2. A Uniperiferia não foi convidada a participar como palestrante do Curso de Extensão da Ulbra. É óbvio que esta é uma decisão soberana daquela Instituição. Não questiono, em hipótese alguma, a sua legitimidade. No entanto é importante destacar um descompasso histórico. Se a experiência da Uniperiferia e da Rede Vidadania no Loteamento Dunas – Pelotas foi tão importante em todo este processo, principalmente no seu início, por que foi esquecida agora¿ Para manter a coerência da proposta, seria importante socializar a experiência Autônoma e Sustentável de Democracia

Participativa na comunidade do Loteamento Dunas, como um dos conteúdos do Curso, assim como foram contemplados, em boa hora, as experiências da CUFA, FEGAM e CAMP (talvez por pertencerem a região metropolitana de Porto Alegre¿).

Breve análise:

Em todos estes momentos as palavras da Deputada Stela Farias fizeram relatos históricos sobre a constituição do Observatório Franco Brasileiro de Cidades Periféricas. Segundo seus relatos o processo evoluiu a partir do Fórum Social Mundial de 2002, quando era Prefeita de Alvorada, com a constituição da Rede Mundial de Cidades Periféricas (uma iniciativa da cidade de Nanterre – FR, integrando a cidade de Alvorada - BR). Destacou em todos os momentos a constituição e evolução organizativa do FALP e posteriormente a articulação com a ULBRA (Jairo Jorge) e a Universidade de Paris 8 (Alain Bertho), com a intermediação da Prefeitura de Nanterre (Antonio Aniesa e Gérard). Suas falas centraram-se nos movimentos da região metropolitana de Porto Alegre, não mencionando a participação da Uniperiferia (representada por Florismar), no Seminário Internacional do OIDP – Observatório Internacional de Democracia Participativa, em Nanterre – FR / novembro de 2007, quando foi apresentado o vídeo “Uniperiferia: Uma Experiência de Democracia Participativa”, omitindo também a Uniperiferia (Florismar) na reunião com Stela, Alain Bertho e Antonio Aniesa em Saint Denis, na Universidade de Paris 8, ocasião em que foi sugerido por Alain Bertho a constituição do Observatório de Periferias.

É importante destacar que nas falas de Alain Bertho, no jantar em Alvorada e na reunião do FALP / Rede Uniperiferias, foram citadas a presença de Florismar (diga-se Uniperiferia), no momento da proposição de criação do Observatório ora instalado. Desde naquela ocasião (identificado na fala de Bertho), parecia ter ficado entendido por todas as partes (com exceção da ULBRA), que a Uniperiferia estaria incluída em todos os processos de sua construção, o que não se configurou nos encaminhamentos posteriores, a não ser depois de tudo definido.

Enfim, vários representantes dos movimentos de periferias, integrantes da Rede Uniperiferias, saíram destas reuniões com sentimentos de quem invadiu um espaço que não estava convidado, a não ser como objetos de estudos e como legitimadores de uma concepção previamente elaborada (RAZÃO INSTRUMENTAL), que entende os moradores de periferias e seus movimentos organizativos apenas como coadjuvantes. A compreensão manifestada por diversos representantes de movimentos de comunidades de periferias foi de que a proposta original, ainda hegemônica, contemplava basicamente os pontos de vista dos pesquisadores das Universidades e as lógicas dos Governantes de Cidades de regiões metropolitanas.

Até mesmo cidades interioranas e fronteiriças como Santa Vitória do Palmar, distante em torno de 500 km da capital Porto Alegre, apesar de apresentar o menor índice de desenvolvimento humano do RS, estão fora da lógica de cidades periféricas conforme está sendo trabalhada pelo FALP, que tem forte influência da visão Européia de cidades periféricas vinculadas a Metrópoles, muito diferente da situação do Brasil e América Latina.

Ficamos desconfortados com a forma como ocorreu este processo. Porém, temos expectativas, depois dos debates realizados, apesar e também, por causa de alguns pequenos desentendimentos, que nas próximas reuniões deliberativas do Observatório Franco Brasileiro de Cidades Periféricas, as representações dos movimentos sociais de periferias passarão a ser chamados previamente para opinar, de igual para igual, com competência e dignidade, nos processos de elaboração e de tomadas de decisões.

Queremos conquistar o protagonismo social. Não queremos ser só objetos de estudos universitários e de políticas de governos. Contamos que, no futuro, não seremos convidados como meros consumidores, para tomar conhecimentos de encaminhamentos, referendando decisões e legitimando processos frente à opinião pública, diga-se na MÍDIA. Não nos identificamos com a posição de expectadores de exposições e apresentações de resultados de pesquisas.

Aprendemos com este processo e vamos aprender ainda mais como conquistar melhor nossos espaços com legitimidade, enfrentando propositivamente as nossas diferenças, de cabeça erguida. Mas, é preciso refletir mais sobre o significado do termo “participação”.
Retorno fraterno, solidário e transparente

Gostaria de saber a opinião de outras pessoas. Por favor, não me respondam individualmente. Este debate é coletivo e público. São atitudes transparentes, autônomas e sinceras que fazem os movimentos por um outro mundo possível. Portanto, espero que as manifestações sejam públicas, abertas, por dentro da nossa rede: rede_uniperiferias@grupos.com.br.

Florismar Oliveira Thomaz

P/ Uniperiferia de Pelotas

Nenhum comentário: