segunda-feira, 31 de março de 2008

MEMÓRIA DUNAS - Projeto Memórias do Loteamento Dunas



O Loteamento Dunas tem sua origem em meados da década de 1980, e hoje já conta com uma população de mais de vinte mil pessoas. Sua trajetória é marcada pela luta cotidiana de uma comunidade que mesmo vivendo nos limites da pobreza, insiste em (re) inventar a sobrevivência. O projeto Memórias do Loteamento Dunas vem com o intuito de provocar o reconhecimento destas histórias, marcadas por dificuldades, por frustrações, mas também por alegria, por celebração da conquista da moradia e de uma vida melhor.


O projeto vem desde final de 2006 sendo desenvolvido e busca diálogo com os morador@s mais antigos, pesquisas em arquivos da cidade, jornais, (...). Agora em 2008 pretendemos dar mais um passo no projeto, realizar três jornais (1º Formação do Dunas - maio; 2º A constituição do CDD – Comitê de Desenolvimento do Dunas - julho; e 3º A Realidade Atual - setembo), material que pretendemos desdobrar- se na feitura de um livro, que poderá ser utilizado pelas escolas, pelos educadores populares, no reconhecimento da história do loteamento. A memória pode e deve ser parceira da luta popular, um elemento provocador da situação presente de uma determinada comunidade. Ela tem um papel social, o de reconhecer a importância da participação dos indivíduos no processo histórico, evidenciando suas conquistas e frustrações.


Memorial na Biblioteca Popular Casa Brasil: Terá como base de sua expografia os documentos e objetos apresentados pelos moradores do bairro Dunas, como forma de memória da sua comunidade. EX: fotografias, depoimentos, atas, jornais e eventos.


CONTATO
CDD Comitê de Desenvolvimento do Dunas (Avenida 01, 2057, esquina rua 5 – Loteamento Dunas)
AMIZ – Unidade de Formação e Capacitaação Humana e Profissional
UFPel Museologia e Pró-Reitoria de Extensão
Projeto Casa Brasil
projetodunas@gmail.com
caiua_alam@yahoo.com.br
amiz.ong@gmail.com
www.redevidadania.blogspot.com

Nenhum comentário: