sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Projeto Casa Brasil Dunas Rede Vidadania


Para organizarmos e dar efetividade a uma idéia de Rede Vidadania, uma Rede de Atitudes e Proteção da Vida, a AMIZ - Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional, O CDD - Comitê de
Desenvolvimento Dunas e um pouco depois o GAMP - Grupo Autonômo de Mulheres de Pelotas e indivíduos associad@s, resolveram constituir conjuradamente a UNIPERIFERIA, uma organização que trabalhasse a perspectiva de incentivar práticas que potencializem e valorizem a singularidade de saberes e culturas das periferias.

Neste movimento elaboramos colaborativamente o PRODUNAS - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DO LOTEAMENTO DUNAS, trabalhando na perspectiva de promover o desenvolvimento autônomo e sustentável do Loteamento Dunas, através da execução de projetos e ações, buscando o seu reconhecimento público, local e internacional, como uma “Comunidade Protetora da Vida”. Para isso incentivamos e organizamos grupos de pessoas, organizações públicas e privadas a constituírem Círculos Culturais em quatro áreas de Ação. a) Segurança Social e Proteção da Vida; b) Educação, Cultura e Lazer; c) Ambiência Urbana; d) Tecnologias da Informação e Comunicação.


Loteamento Popular Dunas

As formas de organização dos loteamentos populares na cidade de Pelotas têm sua configuração baseada na lógica de organizar os mais desfavorecid@s longe das áreas centrais da cidade. Esses locais de centro por terem maior estrutura urbanística e social são habitados por pessoas mais favorecidas economicamente, com maior poder aquisitivo e financeiro, assim os loteamentos populares de uma forma geral vão constituindo-se na periferia em relação ao centro da cidade (assim como a cidade esta em periferia para o estado, o estado para a união, o Brasil para os centros mais desenvolvidos do planeta) e isto significa dizer que os loteamentos populares territorializam-se na periferia da cidade, o que equivale a menos estruturas imateriais e materiais por assim dizer.

No que se refere ao Loteamento Popular Dunas isto não é diferente, os seus morador@s foram sendo deslocados de áreas mais próximas do centro, cujos terrenos começaram a ganhar valor de mercado e foram sendo adquiridos por pessoas com maior poder de compra. Para facilitar a situação, a Prefeitura Municipal, através de seus técnicos e por decisão política respaldada pelo poder legislativo, idealizou um projeto de loteamento popular urbanizado localizado numa área distante do espaço central, em situação de grande precariedade de infra-estrutura. Isso influenciou uma migração de pessoas pertencentes a outros bairros, da zona rural, e também morador@s do centro da cidade, devido ao aumento da concentração das riquezas locais nas mãos de poucos, e aumento do número de famílias que tendo a sua renda reduzida, foram re’colocadas na periferia, por falta de recursos para custeio, principalmente dos aluguéis residenciais nas áreas próximas ao centro da cidade.

As características sócio-econômicas e culturais dos morador@s desse loteamento é uma situação de pobreza imaterial e material característica de locais de periferia em relação a centros estruturalmente mais favorecidos (assim como no global também observamos: Pelotas em relação à PoA, PoA a São Paulo, ...), e dentro do próprio loteamento também observamos esta relação de favorecimento imaterial e material (Centro do Dunas e Periferia do Dunas). Aliada a falta de espaços de lazer, de artes a presença da falta de empreendedorismo local e perspectivas de trabalho, cria ou potencializa uma sensação de violência, violência entendida em sua dimensão BioPsicoSocial. Um dos maiores problema do Loteamento Dunas como um todo parece ser o de uma situação de baixa estima causada pela ausência de políticas de desenvolvimento da cidade para suas regiões administrativas e muito menos ainda a loteamentos populares.

Mesmo com uma intervenção propositiva dos poderes públicos, no convênio de colaboração técnica Brasil e Alemanha no Loteamento Dunas (1996), o que culminou com a constituição e construção das estruturas do CDD – Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas1: o Estádio de Esportes, a Incubadora de Pequenos Empreendimentos e o Banco de Microcrédito. Muitos erros foram identificados, por falta de compreensão daquela realidade, tanto das próprias lideranças comunitárias como dos técnicos externos envolvidos e principalmente dos gestores estatais. Há, no momento atual, consenso sobre a necessidade de construir redes de políticas comunitárias para o desenvolvimento responsável do Loteamento Dunas.


Projeto - Casa Brasil

O Projeto Casa Brasil - Edital CNPq 2005 (Conselho Nacional de Pesquisa), é uma proposta do Governo Federal que tem como perspectiva repassar ferramentas às comunidades de periferia para o uso das atuais Tecnologias Informacionais. Estamos finalizando agora em novembro de 2008 dois anos de execução do projeto que possui 06 Unidades de Trabalho. Cabe Ressaltar que o Governo Federal no convênio assinado ficava responsável por um ano de execução (recursos humanos e de custeio) e dois anos a AMIZ se responsabilizaria de articular a sustentabilidade do projeto, o que siguinifica dizer que em 2008/2009 teremos que encontrar parceiros que nos apóiem principalmente no que diz respeito a recursos humanos:

Unidades do Projeto Casa Brasil

I ‑ Tecnologia Informacional – É um Tele – Centro - uma sala informatizada 20 computadores, para capacitar pessoas para o uso do computador e do acesso ao mundo da Internet / Informação, realizar cursos de informática e oficinas, criando reflexões como as de comunicação comunitária, fortalecer a periferia, meio ambiente e outras atividades construídas com a comunidade.

II ‑ Produção Cultural e Multimídia (em implementação) – Será um espaço com computadores, câmeras fotográfica e de vídeo digital, gravador, mesa de som, reprodutor de imagens, para capacitar pessoas para a produção de materiais promocionais das manifestações culturais da periferia, como CDs de músicos, produção de jornais e fanzines, a produção de documentários sobre o Dunas, a cidade, (...).

III ‑ Comunicação Popular e Rádio Difusão (em implementação) – Será uma rádio comunitária numa idéia de que seja também um espaço para oficinas de Rádio Difusão para capacitar e formar rádio comunicador@s comunitários, reportes comunitários e incentivar a criação de uma rede de rádios comunitárias comprometidas com as demandas e reivindicações comunitárias.

IV ‑ Segurança Social e Proteção da Vida – É um Laboratório de Pesquisa – Um Observatório de Segurança Social e Proteção da Vida, que tem como objetivo Fomentar a participação e responsabilidade social d@s morador@s e Organizações Governamentais e Não Governamentais, atuantes no Loteamento Dunas; Capacitar pessoas interessadas e/ou envolvidas em realização de ações locais de pesquisa sobre segurança social e proteção de vida na comunidade; Mapear as Violências (biopsicosociais) intencionais e não intencionais que ocorram no Loteamento Dunas; Promover uma campanha comunitária de Proteção da Vida no Loteamento Dunas.

V – Biblioteca e Sala de Leitura – É uma Biblioteca informatizada com 1000 livros e sala de leitura, tendo como objetivo fomentar o acesso e produção de saberes locais e globais (Livros, textos, vídeos, filmes, músicas, ...) , priorizando e valorizando os saberes alternativos e populares.

VI - Auditório é um espaço com 50 lugares com computador, projetor multimídia, telão e vídeo, espaço que garanta condições boas para a realização de encontros, reuniões, oficinas, apresentação de filmes, documentários, (...).

Responsabilidades – A AMIZ é a instituição beneficiária do Projeto Casa Brasil e responsável pela gestão do projeto, O CDD é o parceiro estratégico que recebeu uma das 89 Casas Brasil distribuído por todos os Estados do Brasil (no Rio Grande do Sul são cinco Casas Brasil – www.casabrasil.gov.br). A UNIPERIFERIA - Universidade da Periferia é a instituição responsável por articular o empoderamento local, ou seja a participação da comunidade do Dunas e outras instituições locais e globais neste projeto.

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