terça-feira, 2 de outubro de 2007

PRODUNAS - Segurança Social e Proteção da Vida


Neste primeiro semestre de 2007 realizamos uma audiência pública sobre Segurança Social e Proteção da Vida do respectivo círculo cultural do PRODUNAS, onde foram diagnosticadas propostas com os seguintes encaminhamentos:

CURTO PRAZO:

Elaboração e Definição de Instrumentos de Pesquisa a serem definidos pelo GT do Observatório de Segurança Social e Proteção da Vida.

Há três perspectivas:

1. Sobre Violências e Acidentes, já há instrumentos elaborados, tendo como referências indicadores pre existentes do Observatório de Saude do Rio Grande do Sul e RINAV - Relatório individual de notificações de Acidentes e Violências.
2. Questionário de Segurança Alimentar Material da Unicamp, propostas metodológicas diversas e alguns referenciais teóricos disponíveis.
3 . Indicadores Ambientais do Núcleo de Seguridade e Assistencia Social da PUC/SP. Precisamos contruir os nossos indicadores, conforme nossa realidade e construir um Instrumento de Pesquisa qualificado.

MÉDIO PRAZO:

Há três perspectivas:

1. Formação: Curso de Aperfeiçoamento, de 180 horas, em Convênio com a UFPel para Capacitação de Observador@s Sociais Populares, conforme o cronogama de ações do Observatório.
2. Definição da Campanha Comunidade Protetora da Vida, conforme conograma do Observatorio.
3. Participação na Rede de Cidades e Comunidades Protetoras da Vida e busca do reconhecimento pela ONU do Loteamento Dunas como uma Comunidade Protetora da Vida

LONGO PRAZO:

Repassar a experiência do Dunas para outras comunidades.


Temos também, entre outras instituições e ações, como ferramentas a serviço deste Circulo Cultural:

Observatório de Segurança Social Dunas
As violências intencionais e acidentais são causadoras de traumas biológicos, psicológicos e sociais, às vezes leves, mas muitas vezes muito graves, causando seqüelas irreversíveis ou mortes, que comprometem famílias, colegas de trabalho, amigos e parceiros de vizinhança. Na maioria das vezes as condições e situações causadoras poderiam ser evitadas, se fossem diagnosticadas precocemente e se houvessem ações coletivas efetivas para evitá-las, a partir de políticas públicas e locais conseqüentes.

O Observatório de Segurança Social desenvolve ações de articulação transinstitucionais e a observação (pesquisa) de violências biopsicosocial na comunidade local, interconectando-se ao global, buscando realizar ações preventivas locais a partir do empoderamento de saberes e o desenvolvimento de habilidades para a realização de diagnósticos situacionais, de planejamentos estratégicos participativos, da elaboração de projetos de ações e para investimentos de infra-estrutura localizada, de mecanismos transparentes e eficazes de controle social das ações governamentais, das iniciativas privadas, de grupos e de pessoas das próprias comunidades.

Para a efetivação deste propósito estão envolvidas a Equipe Técnica do Projeto Casa Brasil, do Comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas; pessoas físicas moradoras da comunidade, integrantes de organizações governamentais e não governamentais, agentes de movimentos e de grupos culturais atuantes na comunidade Dunas e outros indivíduos.

Redução de Danos


O que é Redução de Danos?

É um conjunto de estratégias de Saúde Pública para prevenir a disseminação da Aids e outras DST’s entre usuários de drogas, abordando, acompanhando e encaminhando para os serviços de Saúde .
O trabalho de Redução de Danos busca diminuir as conseqüências do uso abusivo de drogas e desenvolve ações de inclusão do usuário na rede de Saúde Publica.
Função: Outubro de 1998.

O Projeto foi escrito em 1998, e aprovado no decorrente ano.
No período de 1999 à Outubro de 2001 realizou-se a capacitação de pessoas para a formação da equipe de Redução de Danos. Esta capacitação envolveu participação em palestra, cursos, oficinas e viagens em Municípios que já realizaram trabalho de Redução de Danos em suas Cidades.
Em Outubro de 2001, teve início efetivamente o Programa de Redução de Danos em Pelotas, sendo no início um projeto, após um ano, tornou-se programa Municipal .

Neste ano de 2007, PRD está completando 7 anos, trabalhando em 5 grandes (áreas) do Município, e bem vinculado a Rede de Saúde e outras instituições.

Horário de Atendimento:

Das 12:30 ás 18:30 hs : Atendimento na Sala.
Das 18:30 ás 21:30 hs: Serviço de campo na rua.

Serviços Oferecidos á Comunidade:

. Troca de Seringas e agulhas ( coleta de material contaminado).
. Abordagem de Rua.
. Informação, prevenção, orientação, sensibilização em DST’s/ Aids, Hepatites, drogas licitas e inlicitas.
. Dicas de Redução de Danos a Saúde e a sociedade.
. Encaminhamentos apartir da necessidade de cada um:
Ex: Caps, Hep, Ongs, UBS, SAE CTA, Centro de especialidades, cursos profissionalizantes, Casa de Passagem...
. Áreas de Atendimento: Fragata, Centro, Areal, Três Vendas e Várzea.


CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.

O CRAS- Dunas foi primeiro a ser implementado na Cidade de Pelotas, começando suas atividades em Agosto de 2004, com meta de atingir 300 famílias em vulnerabilidade social, integrar os Programas Sociais desenvolvidos ( Bolsa Família, ASEMA, ASEF, PETI, Agente Jovem...), bem como ampliar o trabalho nas demais instituições como Escola, Posto de Saúde, Rádios Comunitárias etc., a fim de potencializar a rede de atendimento do bairro.
No momento, estão cadastradas 323 famílias, o que significa, em média, 1500 pessoas atendidas para encaminhamentos de documentação de identificação, certidão de nascimento, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Delegacias, Hopitais, Plantão Social na SMC, BPC, LOAS, Aposentadoria, entre outros, além do trabalho de resgate da cidadania, através de orientação e apoio psico - social, realizado pela equipe de duas Psicólogas e duas Assistentes Sociais.

O CRAS- Dunas funciona de segunda á sexta das 8 hs as 17 hs.

Comunidade Católica Nossa Senhora da Aparecida.

A Comunidade teve inicio em 1990 com o Frei Alcir Antonio Galina que visitou as famílias juntamente com um grupo de mulheres que já se reunia nas casas fazendo trabalhos manuais e chás beneficentes.

Em 30 de Outubro de 1990 foi realizada a 1ª missa em uma casa de família.

Em 1991 foi cedida uma sala de aula na Escola Municipal Dunas que continuou até 1992.

Dia 19 de Novembro de 1992 depois de muita luta para conseguir o terreno foi celebrada a 1ª missa na sede da Comunidade.

Em 04 de Maio de 1995 começou a construção em mutirão, com o auxilho de uma verba vinda da Alemanha, é o prédio que existe até hoje.

Serviços Oferecidos

. Catequese aos Sábados das 14h as 15:30 h e das 17 h as 18 h.

. Pastoral do Menor as quartas-feiras as 14:00 h.

. Grupo de mulheres: trabalhos manuais as terça-feira as 14 h .

. Pastoral da criança com pesagem e assistência de crianças de 0 a 6 anos.

HESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL

JORNALISTA DEOGAR SOARES

A Escola localiza-se no Bairro Areal, Loteamento Dunas, na Rua Vinte, número 17, telefone 32286443.

Foi inaugurada no dia 24 de julho de 2003.

A escolha do nome da Escola deu-se através de um processo eleitoral, onde votou toda a comunidade escolar. Foram sugeridos pelos pais de alunos, dois nomes: O nome do Jornalista Deogar Soares e o nome da Escritora Rachel de Queiroz, ambos falecidos em 2003, ano de inauguração da Escola.

A Escola foi criada devido a grande demanda de alunos para as séries finais do Ensino Fundamental, visto que no Loteamento Dunas só existia uma escola e com atendimento de pré-escola a 4ª série. A Escola atende atualmente 560 alunos em turmas de pré-escola a 8ª série ( Ensino Fundamental completo), possui 33 professores e doze funcionários.

A Equipe Diretiva é composta por:

Diretora- Nara Lisete da Rocha Pereira

Coordenadora Pedagógica de Área- Mariangel Celente Venzke

Coordenadora Pedagógica de Currículo- Maria Aparecida Pereira Machado da Silva

Orientadora Educacional- Tânia Mariza Oliveira de Almeida

Nenhum comentário: