quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

REUNIÃO PREPARATÓRIA DO FÓRUM SOCIAL DAS PERIFERIAS, do dia 19/12/2007, as 17 horas, no CDD Dunas.

Presentes: Cláudio e Ledeci CAPA, Maria Raquel e Betinho AMIZ, Florismar e Simone UNIPERIFERIA, Maria Izabel UBS, Neusa, Cleusa e Angelita CDD, Ploc e Tiago Toio Casa Brasil, Lisaine e Maria José Sec.Mun. Projetos Especiais, César Padaria ECOSOL Dunas, Raquel Silveira ODARA, Jefferson e Raquel LARANJAL.
• Inscrições de Expositor@s e Voluntári@s até 15 de Janeiro de 2008 (informando os recursos necessários) – Coordenação Ploc e Tiago Toio (Confirmados);
• CRECHE e FORUNZINHO Coordenação: Lisete Sousa da Silva – Uniperiferia (Confirmada), Elisabeth Sousa - Escola Paulo Freire (Confirmada), Eliete - Comunidade Espírita (Confirmada), Dijalma Matos (Confirmado)
>Sugestão de que a coordenação providencie lanches às crianças envolvidas nas atividades. Solicitar à SME com Ana Berenice;
• FEIRA DE ECONOMIA POPULAR e PRAÇA DA ALIMENTAÇÃO Coordenação: Claudio Pinto Nunes - CAPA /Programa Fome Zero (Confirmado); Shaiane Mello – Grito da Periferia (A confirmar) e Neusa Ribeiro - Agente do Programa Fome Zero e Comunidade Católica (Confirmada).
Confirmados:
>Tribo Guarani - dois ou quatro pessoas, com material de artesanato;
> Assentamento de Herval, Santa Lice - duas pessoas, com artesanato;
>Quilombolas - duas pessoas para feira artesanato mostra fotográfica, distribuição de livros para instituições (Coordenação Organizacional precisa levantar o número de instituições que participaram) e realização de oficina;
>Colônia de pescadores Z3 estarão com representação do Quiosque da Z3 com 04 pessoas com artesanato e praça de alimentação;
• Os ofícios foram encaminhados às cooperativas que operam no Fome Zero de Pelotas. Há disponibilidade das famílias atendidas pelo CDD realizarem a alimentação aos participantes, durante o fórum, gerando renda às suas famílias. Aguardando resposta (Mais TEIA e ARPASUL);
• Criar os critérios para definir as pessoas do Fome Zero, que estarão a frente da alimentação do Fórum Social (CDD, UBS e CRAS), para reunião em janeiro aguardando as liberações da alimentação;
• Estrutura para a alimentação na Escola NHDunas (Ver questão financeira de gás), junto a SME;
• As escolas locais foram contatadas bem como a SME e formalizamos a autorização para uso das estruturas da escola NHDunas e Paulo Freire;
• A CGTEE contactou com a Coordenação Organizacional e informou a possibilidade de apoiar financeiramente o evento, conforme Projeto em anexo;
• A idéia é de que a estrutura da Feira e Praça de Alimentação ocorra fora da escola, buscando-se as parcerias da Secretaria de Projetos Especiais, que irá disponibilizar barracas (tendas). Também há possibilidade da CGTEE financiar estruturas metálicas em pirâmides de 10 x 10 metros.
• Surgiu a idéia de solicitar a SMTT que tranque a Av 01, em frente ao CDD, ficando a decisão para a próxima reunião;
• CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE (políticas públicas para a juventude). A Secretária Projetos Especiais solicitou a possibilidade dela acontecer préviamente no dia 23 de janeiro, todo o dia, aqui no Loteamento Dunas, o que foi aceito com a ressalva de deixar bem claro que a Conferência Municipal tem suas próprias características, diferentes do FSPeriferias;
• A SMP Especiais irá fazer os encaminhamentos necessários com o SANEP irá disponibilizar água durante o evento (10 mil copos água), bem como bolachas junto a Zezé para 200 crianças;
• Memorial Leparq contactou e irá trabalhar oficina junto ao Fórunzinho, sobre memória e patrimônio;
• Oficina de pintura com artistas plásticos tendo como tema o Dunas, solicitou apoio junto a Secretaria de Projetos Especiais para disponibilizar a estrutura necessária (cavaletes) e materiais (tintas, telas, pincéis...) e outras possibilidades. Lisaine falou que tela será muito difícil de conseguir.
• RECEPÇÃO E CREDENCIAMENTO Coordenação: Maria Izabel Arndt–UBS Dunas (Confirmada), Simone Martins da Rosa – Uniperiferia (Confirmada); Tiago Toio – Telecentro Casa Brasil (Confirmado); Fabíola Mattos – Comunidade Católica (A confirmar) e Cleusa Rosenhen de Carvalho – CDD (Confirmada);
• César solicitou ao Consórcio da Juventude palco de 8x6 m com cobertura, bem como apresentações de oficinas culturais e atividades artísticas. Terá a resposta até final de dezembro;
• Inscrições de Oficinas e Trabalhos Livres. Coordenação: Ploc (Confirmado) e Tiago Toio – Projeto Casa Brasil (Confirmado);
• Atividades Culturais na sexta feira de manhã. Coordenação: Angelita Vieira das Neves – CDD
>Apresentação de uma Banda (Simone irá contactar com a Banda Leocádia);
>Passeio Turístico pelas Vilas da Cidade, (faltando contactar com parcerias que possam disponibilizar ônibus, pensou-se na Empresa Santa Maria – contato Angelita, inclusive sobre a possibilidade de fechar a Av 01, em frente ao CDD);
• POPULARTE: Mostra de Arte Popular: Música, Teatro, Dança e Artes Plásticas. Coordenação: Herberto Mereb (Confirmado). A Secretaria de Projetos Especiais irá disponibilizar som e luz para as atividades do Fórum do dia 24 ao dia 26 e verá a possibilidade de conseguir desconto, caso se necessite alugar Palco ou estruturas de lona;
• Mesa Temática I: Segurança Social e Proteção da Vida. Coordenação: Zely Franco Garcia – GAMP e Uniperiferia (Confirmada), Angelita Vieira das Neves - Observatório de Segurança Social Dunas (Confirmada); Programa de Prevenção da Violência – PPV Pelotas (A confirmar); Prof. Dr. Luis Augusto Fachini – Faculdade de Medicina/ UFPel (Confirmado); Rede Brasileira e Mundial de Cidades e Comunidades Protetoras da Vida (A confirmar – contato com Florismar);
• Informação e Comunicação. Coordenação: Ploc – Uniperiferia (Confirmado), Rádio Comunidade FM Pelotas (Confirmado); Otávio Salvador - Debian CDDBR (Ploc falou que vai desistir e convidar outro palestrante); Projeto Nacional Casa Brasil (Confirmado) e Observatório de Favelas do Rio de Janeiro (Confirmado, faltando definir passagens);
• Solenidade de Abertura. Coordenação: Florismar Oliveira Thomaz – Uniperiferia (Confirmado), Representantes de Comunidades de Periferia de Pelotas e Região (AMSantos Dumon – Tuca Telefone 84150755, rua Luciano galet, 579; Fraget, AMSimões Lopes Sandra Goularte 32859043, Doquinhas Diego www.doquinhas.blogspot.com; BGV a definir; Comunidade do Beco Dézinho jandrepedroso@hotmail.com; mais assentamentos, quilombolas, Guaranis - Aldeia Cochilha da Cruz, visitantes de fora da cidade); Autoridades Oficiais presentes ou representadas (A confirmar);
• Mesa de Abertura: "Desenvolvimento Autônomo e Sustentável das Periferias". A confirmar. Ainda não estão certas as vindas dos Representantes da Universidade de Paris 8 e da Secretaria de Assuntos Internacionais de Nanterre e Observatório Internacional de Democracia Participativa. Aguardamos contato do Gabinete Stela, sobre as confirmações dos representantes da França, até o final da primeira semana de janeiro de 2008;
• Mesa Temática III: Ambiência Urbana. Coordenação: Herberto Peil Mereb – AMIZ e Uniperiferia (Confirmado), Josiane - Plano Diretor ou ONG hectare (A confirmar); Gilmar Ávila - Movimento Nacional de Luta pela Moradia (Confirmado); Prof. Noé Véga, Faculdade de Arquitetura – UCPel / Projetos Dunas (Confirmado), Caixa Economica Federal – Ong da Caixa (A confirmar), ou ainda Fernando Marco - Prefeitura de Novo Hamburgo (A confirmar. Contato com Florismar); Entrar em contato com Costa Gomes da EMBRAPA, sobre o projeto Quintais Orgânicos (Betinho);
• Mesa Temática II: Educação, Cultura e Lazer. Coordenação: Cátia Fernandes Carvalho – AMIZ e Uniperiferia (A confirmar), Centro Cultural Odara (A confirmar); Paulo Barbosa "PC" – Rede Pontos de Cultura do RS (Confirmado); Rede Nacional de Educação Popular em Saúde (A confirmar); Prof. Mauro Del Pino, Faculdade de Educação/ UFPel (A confirmar);
• Neusa informou que o tecido para confecçao de Bolsas está muito caro. Está buscando alternativas a R$ 4,50 metro, para 4 bolsas. O tecido para camisetas é mais caro ainda. Há possibilidade de conseguir camisetas prontas com o Vinícius (SMPE), com arte de duas cores, por R$ 6,00. Há ainda a possibilidade da SME conseguir Serigrafia. Ficou para a próxima reunião as definições necessárias e outras possibilidades (Neusa, SPEspeciais, SME e eventuais Patrocinadores. Florismar ficou de contactar com o Vinicius).
• Definir apoiadores (não se pode esquecer nenhum) e preparar a identidade visual para trazer na primeira reunião de janeiro. Deverá ir para gráfica e estar disponível em meio impresso, até o final da primeira semana de janeiro.
• Próxima Reunião dia 04/01/2008, Sexta- feira, as15 horas, no CDD.

3 comentários:

Anônimo disse...

nao sei sobre o que se trata so sei que amei a isabel o jeito dela ser sincera e honesta


bjks

Anônimo disse...

isabel sou seu fa
te adoro
vc è fofa continue assim
linda

p/s

Anônimo disse...

oi isa sou eu aline espero muitas felicidades e voce è a melhor amiga que uma pessoa pode ter
beijokas