sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

ENCONTRO REDE PERIFERIA - 14 fevereiro Porto Alegre


PRESENTES – Giovana/Gabinete Stela Farias; Mauri/CAMP; Flores/UNIPERIFERIA; Angelita/CDD; Juliano/ASSFERAP; Betinho/AMIZ; Zailde/OP Lomba do Pinheiro; Neuli/OP Centro; Vera/ASSFERAP; Gerci/Rede Brasileira de Cidades e Comunidades Protetoras da Vida; Marco Antonio/Projeto Casa Brasil e UNIPERIFERIA; e Cirano/Vereador Garibaldi.



AVALIAÇÃO DO FSP:

Sinteticamente ficamos com a percepção de alguns componentes que acompanharam o FSP e que provocou reflexões sobre aquele processo e os desdobramentos da Rede Periferia ainda por vir. São eles;

Cuidados com as crianças / Forunzinho – Componente imprescindível na construção da realidade;
Sensação de Segurança – Aumento da Estima e o envolvimento do Local no Global (democracia participativa) como componente fundamental para a equidade na qualidade de vida das pessoas de todos os lugares;
Foco / Recorte Periferia em relação ao Todo – Compreender e agir a partir das periferias apoiados em rede de territórios similares dispersados, de maneira que se garanta a equidade do Todo e o Desenvolvimento Autônomo e Sustentável da Periferia.

REDE PERIFERIA (ainda por definir nome):

Sinteticamente reforçamos as conversações do FSP tiradas na Plenária Final, qual seja:

Foco – Desenvolvimento Autônomo e Sustentável da Periferia

Eixos Articuladores:
Ambiência Urbana;
Tecnologias da Informação e Comunicação;
Segurança Social e Proteção da Vida;
Educação Cultura e Lazer.

Operacionalidade
Sistema Organizacional
Coordenadorias das Cidades (Todas as cidades representadas no FSP);
Coordenadoria Regional (05 região metropolitana, um movimento negro e três região sul).

PS:. Reforçamos que a Rede Periferia se amplia a partir de encontros presenciais por vir. Entretanto localmente / nas cidades constituintes as possibilidades de ampliação acontecem a partir da realidade de cada cidade, ou seja, a rede se amplia livremente conforme cada local e passa a integrar / ampliar a Rede Periferia em encontros presenciais da Rede Periferia como um todo.

Encontros Presenciais
Reuniões Operacionais (a Definir cronograma em 15 de março);
Encontros de Reflexões, um no 1º e outro no 2º semestre de 2008 (a Definir cronograma em 15 de março);

Boletim Eletrônico
Troca de Experiências / Práticas; Reflexões e Capacitações Conceituais (foco e eixos articuladores da Rede Periferia); Sustentabilidade, e Força de Ação Organizativa.

Encaminhamentos

Nas conversações, acrescentamos alguns componentes práticos (Atividades Fins) da Rede Periferia, baseadas no Foco e nos Eixos Articuladores que orientaram o FSP: 1) Formação e Capacitação Conceitual (Preparação de Cursos, Encontros, Fóruns, Seminários e Oficinas, para Leituras, Debates, Reflexões e Encaminhamento de Ações Educativas); 2) Ações Comunitárias nas Cidades (Organização das Redes Locais, através de Mobilização Social, Levantamento de Interesses e Necessidades, Identificação de Potencialidades e Planejamento Estratégico Participativo) e 3) Formulação de Políticas Públicas (Coleta e Registro de informações, Formação de Banco de Dados, Sistematização de Demandas e Elaboração de Projetos, em Diálogo com Autoridades Estatais e da Sociedade Civil, com Sensibilização da Mídia e dos Movimentos Sociais).



Reunião Organizacional da Rede Periferia:

Dia 15 de março, às 14 horas, em Pelotas RS – Av. Um, 2057 - Loteamento Dunas – Comitê de Desenvolvimento do Dunas (CDD).

Nenhum comentário: