quarta-feira, 2 de abril de 2008

PROJETO CASA BRASIL


O Projeto Casa Brasil - Edital CNPq 2005 (Conselho Nacional de Pesquisa), é uma proposta do Governo Federal que tem como perspectiva repassar ferramentas às comunidades de periferia para o uso das atuais Tecnologias Informacionais. Estamos finalizando agora em novembro um ano de execução do projeto que possui 06 Unidades de Trabalho. Cabe Ressaltar que o Governo Federal no convênio assinado ficava responsável por um ano de exxecução (recursos humanos e de custeio) e os dois próximos anos a AMIZ se responsabilizaria de articular a sustentabilidade do projeto, o que siguinifica dizer que em 2008 teremos que encontrar parceiros que nos apóiem principalmente no que diz respeito a recursos humanos.

Unidades do Projeto Casa Brasil

I ‑ Tecnologia Informacional – É um Tele – Centro - uma sala informatizada 20 computadores, para capacitar pessoas para o uso do computador e do acesso ao mundo da Internet / Informação, realizar cursos de informática e oficinas, criando reflexões como as de comunicação comunitária, fortalecer a periferia, meio ambiente e outras atividades construídas com a comunidade.

II ‑ Produção Cultural e Multimídia1 – Será um espaço com computadores, câmeras fotográfica e de vídeo digital, gravador, mesa de som, reprodutor de imagens, para capacitar pessoas para a produção de materiais promocionais das manifestações culturais da periferia, como CDs de músicos, produção de jornais e fanzines, a produção de documentários sobre o Dunas, a cidade, (...).

III ‑ Comunicação Popular e Rádio Difusão – Será uma rádio comunitária numa idéia de que seja também um espaço para oficinas de Rádio Difusão para capacitar e formar rádio comunicador@s comunitários, reportes comunitários e incentivar a criação de uma rede de rádios comunitárias comprometidas com as demandas e reivindicações comunitárias.

IV ‑ Segurança Social e Proteção da Vida – É um Laboratório de Pesquisa – Um Observatório de Segurança Social e Proteção da Vida, que tem como objetivo Fomentar a participação e responsabilidade social d@s morador@s e Organizações Governamentais e Não Governamentais, atuantes no Loteamento Dunas; Capacitar pessoas interessadas e/ou envolvidas em realização de ações locais de pesquisa sobre segurança social e proteção de vida na comunidade; Mapear as Violências (biopsicosociais) intencionais e não intencionais que ocorram no Loteamento Dunas; Promover uma campanha comunitária de Proteção da Vida no Loteamento Dunas.

V – Biblioteca e Sala de Leitura – É uma Biblioteca informatizada com 1000 livros e sala de leitura, tendo como objetivo fomentar o acesso e produção de saberes locais e globais (Livros, textos, vídeos, filmes, músicas, ...) , priorizando e valorizando os saberes alternativos e populares.

VI - Auditório Será um espaço com 50 lugares com computador, projetor multimídia, telão e vídeo, espaço que garanta condições boas para a realização de encontros, reuniões, oficinas, apresentação de filmes, documentários, (...).

Responsabilidades – A AMIZ é a instituição beneficiária do Projeto Casa Brasil e responsável pela gestão do projeto, O CDD é o parceiro estratégico que recebeu uma das 89 Casas Brasil distribuído por todos os Estados do Brasil (no Rio Grande do Sul são cinco Casas Brasil – www.casabrasil.gov.br). A UNIPERIFERIA - Universidade da Periferia é a instituição responsável por articular o empoderamento local, ou seja a participação da comunidade do Dunas e outras instituições locais e globais neste projeto clic aqui para saber sobre a UNIPERIFERIA.

Nenhum comentário: