segunda-feira, 1 de março de 2010

pROJETO rEDEvIDADANIA 2010 / nÚCLEO DE aRTES vIDADANIA



CÍRCULO TEMÁTICO CULTURA E EDUCAÇÃO:ARTE TRANSFORMADORA

JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Loteamento Popular Dunas / Mundo


As reflexões contemporâneas nos fazem definir efetivamente um projeto que observe as relações de poder saber a partir do local - Loteamento Dunas, no sentido de compreender melhor a história política global do presente, e de que forma está acontecendo a glocalização contemporânea e quais os seus efeitos de poder no local (Loteamento Dunas). Em outras palavras observar o jogo de verdade que sujeita / sustenta a moldura - cenário (neo) liberal contemporâneo ao qual estamos inserid@s (as diferentes subjetividades / sujeições que estamos imersos) e as possibilidades transformadoras desta realidade. Neste sentido, este projeto aponta caminhos para compreender melhor a história política do presente (conjuntura glocal - contemporânea). Componentes fundamentais para compreender a governamentalização racional da arte de estado que vem a séculos deslocando-se / fazendo-se / constituindo-se / modificando-se. E mais, problematizar um pensamento que vem se exercendo mais intensamente nas relações de poder (conduzindo as condutas), uma Governamentalidade (Neo) Liberal que se desloca, se modifica e vem constituindo–se ao longo da história contemporânea (mais perceptível do Séc. XVI até o Séc. XXI). Governamentalidade Racional (condução de condutas) que operacionaliza as mudanças fundantes da “modernidade” / “Estado”, mudanças que operaram transformações radicais no espaço e tempo medieval (governamentalidade soberana), passou para um estado de polícia (governamentalidade disciplinar), cruzou por um estado liberal (governamentalidade natural do mercado1), e mais recentemente assenta-se em uma racionalidade neo´liberal (governamentalidade do livre mercado2).

O Nascimento da Bioplítica é uma das referências teóricas deste projeto, em função de que se possa renunciar conceitos e verdades universais3, pois para entender o “presente” e as relações de poder, podemos dar um olhar num nível muito mais micro – local e compreender o global e suas interconexões. Método que aponta para poder sabermos que a (s) verdade (s) não existiu e nem existe sempre de uma mesma maneira, são apenas relações de poder que emergem com e na modernidade e vão se constituindo nos domínios relacionais da vida, do trabalho, ..., a partir de uma governamentalidade racional liberal e mais recentemente neoliberal. Componentes fundamentais / base teórica para a compreensão da glocalização contemporânea que constituí a modernidade presente na qual o Loteamento Dunas, Pelotas, Planeta terra estão imersos. Compreender as governamentalidades racionais glocais a partir das observações do Loteamento Dunas e sua experiência de cooperação internacional com a Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit - GTZ, conhecida no Brasil como Sociedade Alemã de Cooperação Técnica, uma empresa sem fins lucrativos que tem como função apoiar projetos nos países em desenvolvimento, e atua por encargo do Ministério da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) Alemão. Compreensão para entender melhor como se educa (educou-se) um Loteamento Popular como o Dunas para servir – conectar-se a um projeto / perspectiva neoliberal contemporânea.

Este projeto pretende compreender e transformar a realidade neoliberal, esta experiência educacional do neoliberalismo, que pautou organizar a sociedade civil (Loteamento Dunas) não como uma idéia filosófica, mas um conceito / prática de tecnologia governamental, cuja medida racional foi e é indexar o campo social juridicamente a uma economia política, levando conduzindo as condutas / sociedade civil num processo de produção e troca (mais recentemente de concorrência), utilitariamente usando um discurso de combate à pobreza e proteção ao meio ambiente alicerçado numa prática pautada no aumento da competitividade / produtividade para as pequenas e médias empresas brasileiras, associadas à proliferação de organizações não governamentais / ONGs. Na experiência local / Loteamento Dunas não foi diferente, os conceitos e práticas para o desenvolvimento local vieram associados a mecanismos de mercado (o indivíduo como empresa) ou a empresa sociedade (comunidade unificada na cooperação), ou a Empresa Comitê de Desenvolvimento do Dunas / CDD, uma ONG local responsável por fazer as “honras” – racionalidades - práticas locais da sociedade civil, ou seja, estar ao serviço de uma governamentalidade racional da economia política associada ao projeto, bem conhecido do neoliberalismo contemporâneo, da Vital Politik (esquentar os valores frios da economia de mercado e da concorrência). Heis a moldura social na qual este projeto se insere.

Quanto à metodologia e referencial teórico renunciar conceitos e verdades universais para tentar entender o “presente” e as relações de poder com um olhar num nível muito mais micro – local, para compreender o global e suas interconexões, perceber os discursos glocais da sociedade civil, bem como os discursos e práticas da Gestão Federal, Estadual, Municipal, das Universidades Locais (Públicas e Privadas) que integraram o Programa de Desenvolvimento do Dunas desde 1996, responsável pelo processo de imlementação desta política de cooperação técnica no Loteamento Dunas. Quanto ao referencial teórico leituras de Hard e Negri sobre o Império, de Gilles Deleuze e Milton Santos sobre globalização e território, o Nascimento da Biopolítica Foucaltiano, reflexões neo´liberais que olham não como uma ideologia ou uma maneira da sociedade se representar, mas como uma prática orientada para objetivos precisos, primeiro um rompimento com a razão de estado em prol de um princípio / método de racionalização do exercício do poder / governo, que procura maximizar seus efeitos diminuindo ao máximo possível o custo político e econômico (Princípio que sempre se governa de mais), e segundo um entendimento de que o Estado e Sociedade Civil são um único esquema, uma tecnologia racional e particular de governo (condutas dos homens) que está ordenada por uma política interna vigilante e de intervenções sociais que transpassam o campo econômico.



O Global também é necessário compreender, estudos Foucaultianos nos apontam para a história do presente e os deslocamentos fundantes da modernidade / Estado, principalmente no que diz respeito a Europa e ao Loteamento Dunas educando-se em comunhão, e na América Latina não é diferente vemos a partir de estudos que o México e outros países da América latina tem por objetivo reforçar a estratégia Neo´liberal da América do Norte e coloca-se como semiperiferia subalterna e que o Brasil projeta-se como uma semiperiferia com aspirações de potência global Sul-Norte, que questiona e redefine sua relação com os poderes centrais mundiais, passando também pela emergência de uma semiperiferia anti-hegemônica comandada pela Venezuela, mediante uma ativa política internacional Sul-Sul, e por fim os compreender a partir deste projeto os efeitos Locais no Loteamento Dunas desta racionalidade política que vem se fazendo e reinventando a séculos.


SITUAÇÃO ESPERADA AO TÉRMINO DO PROJETO

A Rede Vidadania4, Rede de Atitudes e Proteção da Vida vem ganhando força e tomando forma, principalmente, a partir da realização dos Fóruns Sociais Comunitários: Dunas Social Mundial 2001 (preparatório ao primeiro FSM), Fórum Social de Cultura e Arte 2005 (Popularte), Um Outro Mundo é Aqui (Dunas – Pelotas em 2006),Fórum Social das Comunidades de Rio Grande 2007 (Bairro Castelo Branco), Fórum Social On lIne 2008 (Belém do Pará, Dunas, Mundo), e Fórum Social Expandido da Periferia 2010 (Interconexões GLOCAIS); com a assinatura do Convênio de CooperaÉ possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. ção Técnico - Pedagógico realizado em 2006 com a Universidade Federal de Pelotas; e a execução dos projetos do Governo Federal - Casa Brasil (Edital CNPq 2005 e Prêmio Mídias Livres - Edital MincUltura 2009. Pensamos que com este projeto / plano de Arte e Cultura Transformadora para 2010, desenvolver ações que garantam o acesso e a criação das artes (diversas manifestações), aperfeiçoando e sustentando o funcionamento do Núcleo de Artes Vidadania, a partir da constituição de Círculos Culturais Educadores em Arte transformadora5, que assumam o compromisso de serem responsáveis por manter um espaço / trabalho sistemático e permanente de reflexão, produção, circulação, de formação e capacitação, e sustentabilidade. Por fim, esperamos que fortalecendo a organização comunitária e oferecendo espaços permanentes para as artes em geral, estejamos contribuindo para construirmos junto aos envolvid@s e a comunidade do Loteamento Dunas / Mundo, a responsabilidade social de tod@s, como componente fundamental para o exercício da Vidadania.

DESCRIÇÃO DO PROJETO

O Projeto tem como objetivo principal a Produção, Circulação, Formação e Capacitação, e Sustentabilidade para a Rede Vidadania e conseqüentemente a Comunidade do Loteamento Dunas / Mundo, a partir do acesso a criação das artes (diversas manifestações), aperfeiçoando e sustentando o funcionamento do Núcleo de Artes Vidadania. Para isso terá um Objetivo Específico desdobrado em diversas ações para potencializar as manifestações artísticas, promovendo Produção, Circulação, Formação e Capacitação, e Sustentabilidade para a Rede Vidadania / Comunidade do Dunas / Mundo, estimulando a comunicação das culturas GLOCAIS. Estes Objetivos se desdobrarão em ações que irão desde disponibilizar espaços (Auditório, Biblioteca, Estúdio Multimídia e Telecentro da Casa Brasil), promover Oficinas de Artes Transformadoras ( Teatro, Dança, Música, Cultura Negra, Outras), organizar mostra de manifestações artísticas, realizar seminários e encontros sobre Arte trasnformadora, e também constituir um Circulo Cultural Educador permanente. Para a execução direta dos objetivos específicos e as respectivas ações propostas, o projeto terá uma Coordenação Organizacional e um grupo responsável pelos encaminhamentos necessários a execução e monitoramento desta ação, bem como reuniões organizacionais semanais e pontuais com parceiros Glocais e encontros mensais de planejamento estratégico.


OBJETIVO GERAL


O Projeto tem como objetivo principal a Produção, Circulação, Formação e Capacitação, e Sustentabilidade para a Rede Vidadania e conseqüentemente a Comunidade do Loteamento Dunas / Mundo, viabilizando acesso a criação das diferentes manifestações artisticas, aperfeiçoando e sustentando o funcionamento do Núcleo de Artes Vidadania, criando espaços e ações para o exercício pleno da vidadania. Para isso terá Um Objetivo Específico desdobrado em diversas ações para Potencializar a Arte e a Cultura garantindo acesso a Produção, Circulação, Formação e Capacitação, e Sustentabilidade para a Rede Vidadania e conseqüentemente a Comunidade do Loteamento Dunas / Mundo.



OPERACIONALIZAÇÃO

Objetivos Específicos Desdobrados (tabela 1)

OBJETIVO GERAL - O Projeto tem como objetivo principal a Produção, Circulação, Formação e Capacitação, e Sustentabilidade para a Rede Vidadania /Comunidade do Loteamento Dunas / Mundo, a partir do acesso a criação de conteúdos da cultura digital, criando espaços e ações para o exercício pleno da vidadania.

EIXO ARTICULADOR: SÁBADOS CULTURAIS GLOCAIS

OBJETIVO ESPECÍFICO AÇÕES METAS

Desenvolver Ações que garantam o acesso e a criação de conteúdos da cultura digital aperfeiçoando e sustentando o funcionamento do Estúdio Livre Casa Mundo e potencializar a Frente de Ação Tecnologias da Informação e Comunicação

● Disponibilizar o espaço do Auditório, Biblioteca, Estúdio Multimídia e Telecentro do projeto Casa Brasil / Mídias Livres e Sala de Aula para a realização das ações deste projeto. ● Orientação diretamente em torno de 200 e indiretamente em torno de 700 pessoas adultas, jovens, adolescentes e crianças (Homens e Mulheres).

● Criar um Círculo Cultural Educador6 de Arte Transformadora, estimulando a Produção, Circulação, Formação e Capacitação, e Sustentabilidade. ● Encontros mensais com no mínimo 10 pessoas (04 horas), para reflexões de constituição do Círculo Cultural Educador das Culturas Digitais Glocais.

● Promover Oficinas de vivências das diferentes manifestações artísticas ( Teatro, Dança, Música,Cultura Negra, Outras).

TEATRO:

Oficinas permanentes , com 10 vagas para adolescentes, duas vezes por semana (08 horas aula semanais cada).

DANÇA:

Oficinas permanentes , com 10 vagas para adolescentes, duas vezes por semana (08 horas aula semanais cada).


MUSICA – VIOLEIR@S:


Oficinas permanentes , com 10 vagas para adolescentes, duas vezes por semana (08 horas aula semanais cada).

CULTURA NEGRA – O QUILOMBO É AQUI

Oficinas permanentes , com 10 vagas para adolescentes, duas vezes por semana (08 horas aula semanais cada).

OUTRAS:

Oficinas permanentes , com 10 vagas para adolescentes, duas vezes por semana (08 horas aula semanais cada).

● Organizar mensalmente pelo menos duas Mostras de arte transformadora para valorização das manifestações culturais Glocais e oferta de espaços de qualidade a comunidade do Loteamento Dunas / Mundo. ● Envolvimento direto de pelo menos 10 pessoas da comunidade, na organização e execução, com participação de em torno de 10 manifestações artísticas e um público estimado de 300 expectador@s.

● Realizar encontros / Seminários de Arte Transformadora. ● Promover 02 Encontros / Seminários sobre Arte Transformadora, atingindo diretamente pelo menos 50 e indiretamente em torno de 100 pessoas.

● Produzir e Circular um jornal GLocal. ● Publicação BIMESTRAIS do jornal NA FUNÇÂO (500 exemplares impresso e digital).

● Produzir e Circular Conteúdos da Cultura Digital. Peças de teatro, apresentações musicais, mostra de dança, manifestações da cultura negra e outras manifestações.

Um comentário:

Anônimo disse...

tramadol online us pharmacybuy lipitor online cheap pharmacy

[url=http://www.bebo.com/buylevitraonline1]buy levitra online pharmacy online[/url]