terça-feira, 2 de outubro de 2007

PRODUNAS - Ambiência Urbana



PRODUNAS - Ambiência Urbana

Em junho deste ano, tendo como eixo temático a Ambiência Urbana, foi realizada uma audiência pública do respectivo círculo cultural do PRODUNAS, onde foram tiradas algumas conclusões:

A história do Loteamento Dunas na trajetória do projetar, construir e legalizar o terreno, erros ou negligência conduziram à situação atual com todos os problemas que estão ainda sem solução. Apontamos os principais problemas:

a) falta aprovação do parcelamento do solo;
b) falta legalização dos terrenos;
c) as moradias apresentam várias deficiências;
d) falta infra-estrutura geral (pavimentação, saneamento básico, arborização e áreas verdes).

A grande maioria das casas foi construída sem projeto arquitetônico e sem ajuda de um profissional habilitado, situação que na maioria das vezes é sinônimo de improvisações e defeitos. Obras mal concebidas com relação à orientação solar, por exemplo, resultam em casas mal iluminadas, mal ventiladas e úmidas. Além disto, as edificações apresentam materiais e técnicas construtivas inadequadas, o que costuma ser garantia de problemas permanentes.

Habitação e urbanização são indissociáveis. Dificilmente encontramos uma boa urbanização sem que as habitações estejam também em bom estado. Também o inverso é verdadeiro: numa urbanização precária as habitações são carentes, na grande maioria.

Devemos tomar consciência desta verdade para passar a encarar o problema na sua real proporção e medida. Jamais devemos desvincular a casa, o pátio, o jardim e a rua. São coisas integradas e precisam funcionar em conjunto. A nossa sugestão de ações a serem tomadas começa pelo encaminhamento da regularização fundiária, ou seja, a legalização da posse dos terrenos. Assim, devemos procurar articular projetos que contemplem às seguintes melhorias na infra-estrutura urbana:

1º) colocação de tubos de concreto nas valas de escoamento pluvial;
2º) efetivação da obra de coleta do esgoto no limite do loteamento;
3º) implantação de canteiros, arborização e pavimentação das calçadas;
4º) implantação de arborização e equipamentos nas áreas verdes;
5º) organização e melhoria das moradias.

Nenhum comentário: