segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Fórum Social Periferias - Última Reunião se liguem



FÓRUM SOCIAL DA PERIFERIA: “Um Outro Mundo é Aqui”

Reunião dia 21 de novembro, quarta_feira, as 17 hs

CDD - Dunas, Av. Ulisses Guimarães, 2057 – Areal – Pelotas - RS

Presentes:

Angelita (CDD e Observatório de Segurança Social da Casa Brasil), Lisete (Biblioteca Popular da Casa Brasil), Betinho (AMIZ e Mov. Agenda 21 Local), Ana Berenice representante da Prefeitura de Pelotas (Secretária Mun. de Educação), Isabel (Unidade Básica Saúde Dunas), Ana Lu (Mov. Grito da Periferia Dunas), Simone (UNIPERIFERIA) e Marco Antônio - Ploc (Telecentro Casa Brasil).

Pauta:

Diagnóstico das Estruturas Necessárias e parceiros para a execução do Fórum Social das Perierias.

Encaminhamentos:

1 - Houve concordância que localmente no Loteamento Dunas temos as estruturas físicas necessárias (apontou-se a esocla infantil Paulo Freire como Alojamento para participantes de outras cidades, mais CDD, UBS, Igrejas Católica e Escolas NHDunas e D. Soares) quanto as escolas locais a Secretária de Educação do Município acretida que não há problemas e iria encaminhar junto a direção das mesmas, bem como no que diz respeito ao transporte durante a reaalização do Fórum (Disponibilizará combi da secretaria); 2 - Betinho da AMIZ ficou responsável de para a próxima reunião trazer o orçamento de palco, son e barracas necessárias para o Fórum, bem como contactar com o pessoal de Alvorada e rio Grande (para ver a possibilidade destes arcarem com o transporte e alimentação das pessoas envolvidas em ações sociais de periferia), com o CAPA para que este articule junto as cooperativas envolvidas no FOME ZERO para disponibilizarem alimentos para que as famílias envolvidas no rojeto do CDD realizem a alimentação do Fórum a preços populares e possam gerar uma renda durante sua realização, e também com a pró reitoria de Extensão da UFPel para ver a possibilidade desta disponibilizar o material gráfico necessário (Folders, cartazezes, ...); 3 - Ploc ficou de contactar com os municípios de São Lourenço e Santa Vitória do Palmar sobre a possibilidade do municípios locais arcarem com o transporte e alimentação de pessoas envolvidas em ações sociais de periferia; 4 - A Isabel e Angelita ficaram de contactar como Exército Brasileiro para ver a possibilidade de estruturas de barracas.


Ficou acordado que as reuniões organizativas do FSPeriferia continuarão a acontecer nas quartas feiras às 17:00 horas no CDD. Para a próxima reunião, no dia 28 de novembro, a pauta terá o retorno dos encaminhamentos desta reunião e ouviremos a avaliação em audio do Fórum Social Dunas realizado em 2006 para que possamos não cometr os mesmos erros e desencontros daquele. Para isto serão fundamentais as presenças de representantes de Organizações Governamentais e Não Governamentais com capacidade de iniciativas e com poderes decisórios.


A Mesa de Abertura, ainda permanece da seguinte forma:

  • Rede Mundial de Cidades e Comunidades Protetoras da Vida;
  • Rede Mundial de Cidades Periféricas;
  • Observatório de Favelas do Rio de Janeiro;
  • Rede Vidadania (Uniperiferia);
  • Experiências de Gestões Comunitárias Participativas da Região.


Nenhum comentário: