segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Marcha_Zumbi_Manifesto_Movimento_Negro_Pelotas


MANIFESTO DO MOVIMENTO NEGRO - Pelotas/RS

CÂMARA DE VEREADORES SE FECHA PARA O POVO NEGRO.

MANIFESTO DE REPÚDIO DA COMUNIDADE E DO MOVIMENTO

NEGRO À CÂMARA DE VEREADORES DE PELOTAS

Na construção das comemorações alusivas ao 20 de novembro, ocorreram fatos que desrespeitaram a comunidade negra da cidade. Principalmente no que tange à relação com o poder público.

Na audiência pública marcada para o dia 20 de novembro (terça-feira), houve o começo do boicote à comunidade negra pelotense. Pois na véspera descobriu-se que havia outra audiência marcada para o mesmo dia, provocando o cancelamento e desmobilização de inúmeras pessoa que lá estavam para este fim.

Ainda no mesmo dia, para amenizar a situação, marcou-se nova audiência ''na casa que se diz do povo'' para o dia 22 de novembro às 10h, confirmada pelos representantes eleitos pelo povo.

A audiência ficou marcada para o dia 22 de novembro (quinta-feira) às 10h. Mas, para a nossa surpresa, ocorreu mais um boicote. Afinal, outras duas audiências estavam marcadas no mesmo horário.

Mais uma vez o Movimento Negro de Pelotas, organizado com diversos setores da comunidade pelotense, chega até a ''casa que deveria ser do povo'' e não consegue fazer com que sua voz seja ouvida.

Sendo que através de conchavos políticos, jogos e relações de poder, mais uma vez a premissa da comunidade negra é deixada em segundo plano. Para esse espaço de debate e ''construção política'', o negro não conta. Mas o voto do negro, que tem significativa parcela na comunidade negra da cidade de Pelotas, este conta, ao menos em época de eleição.

Enfim hoje pedimos à comunidade negra de Pelotas que dê um basta definitivo na perpetuação da indiferença social e racial.

Devido à situação acontecida na Câmara de Vereadores, o Movimento Negro de Pelotas realizará a audência pública na rua Lobo da Costa (no Largo do Mercado) no dia 24 de novembro às 11h. Podendo assim refletir com a grande comunidade pelotense os anseios da comunidade negra.


Resistimos ontem,

resistiremos hoje,

e resistiremos sempre.

Movimento Negro de Pelotas

Nenhum comentário: