domingo, 16 de março de 2008

CARTA AO COMPAM - BIÊNIO 2008 E 2009




CARTA AO COMPAM


A Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional – AMIZ é uma organização não - governamental sediada em Pelotas - RS, existente desde junho de 2001. Muito do trabalho que desenvolve, da visão que pretende implementar, contudo, a antecede, tod@s os seus fundador@s foram, em algum momento, participantes do Projeto AMIZADE, Projeto de Extensão da Escola Superior de Educação Física da UFPEL. AMIZ não é uma sigla, vem de AMIZADE, deste projeto da ESEF/UFPEL que por uma década trabalhou com gurizada em situação de rua em Pelotas.

* Saiba mais sobre a AMIZ em http://redevidadania.blogspot.com/2007/08/memrias-rede-vidadania.html ;
* Saiba sobre o encontro AG21 Regional - RS, SC e PR que acontecerá em Foz do Iguaçu PR nos dias 26 e 27 de março de dois mil e oito - solicite documento).

Bom, AMIZ é de AMIZade, AMIZ é uma Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional que tem como eixo articulador de suas ações, colocar na pauta cotidiana a reflexão de que cada pessoa/ instituição é capaz de ser co-criadora com outr@s de um espaço social desejável, e que isso implica em que criemos condições de fazer com que se viva em auto-respeito e no respeito pelo outr@. De forma que se possa transformar e potencializar a capacidade das forças sociais organizadas e das formações subjetivas, para que efetivamente seja possível, viável e sustentável a construção de um mundo, pautado na colaboração entre as pessoas e das pessoas com o ambiente.

* Saiba mais em http://redevidadania.blogspot.com/ .

Assim, vimos pelo presente trazer um pouco de informações sobre a AMIZ e sugerir que todos trocassem informações sobre suas instituições e seus trabalhos, para que possamos nos conhecer melhor e podermos estar colaborativamente potencializando o COMPAM e a responsabilidade de Pelotas e do Mundo com o Ambiente.


Neste ano de 2008 (e até fevereiro de 2009) estaremos desenvolvendo o projeto clubes Ambientais (com Recursos do FMMA) que tem como objetivo Formar crianças e adolescentes, como Multiplicador@s Sócio Ambientais, tendo como referencial os princípios e ações da AGENDA 21. Para isso a criação de Clubes Ambientais na rede pública de ensino municipal, tendo como piloto as escolas municipais: Bibiano de Almeida, Deogar Soares e Núcleo Habitacional Dunas – Bairro Areal – Pelotas RS (solicite o Projeto).


Também neste ano estamos nos propondo a dar continuidade as reflexões sobre a AGENDA 21 em Pelotas, não na perspectiva do conflito em torno do tema da implantação da AGENDA 21 em Pelotas, mas na perspectiva do marco lógico da comunidade global de construir, nutrir e educar comunidades sustentáveis, envolvendo Organizações Governamentais, Não Governamentais e Empresas com Responsabilidade Social, marco lógico que aconteceu no acordo Global assinado em 1992 no Brasil - Rio de Janeiro (ECO 92) que envolveu chefes de estado de todos os continentes do Planeta Terra, os quais, se comprometeram que até o início século XXI criar Agendas de Ações Ambientais Comunitárias (Por isso Agenda XXI), fóruns locais e globais, Fundos de Desenvolvimento Sustentável, em fim, colocar na pauta cotidiana a problemática ambiental e suas conseqüências ao meio e a nós, tendo como premissa o desenvolvimento sustentável do Planeta.

* Saiba mais sobre AGENDA XXI em http://www.mma.gov.br/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=18 e http://www.redeagenda21.org.br/ .

É nesta perspectiva que trabalharemos, e estamos nos colocando a disposição de fazer parte novamente da Câmara Técnica Fórum Agenda 21 / CTFAG21 (Compunham esta Câmara Técnica, AMIZ< CEA< HOC TEMPORE< CEFET< SME E SQA), dando seqüência aos trabalhos conforme as últimas deliberações da CTFAG21 em 2007, que tirou como principal ação sensibilizar o COMAPM para que este assuma efetivamente as Políticas da AG21 Local (solicite síntese dos trabalhos e das perspectivas realizados no biênio 2006/2007 sobre o tema Agenda XXI de Pelotas).


Assim a CTFAG21 num primeiro movimento ficou de debater e sugerir que o COMPAM vincule em seus próximos Editais, a exigência de que as instituições proponentes, ao apresentarem projetos aos Editais do FMAM, garantam e incluam em seus projetos, os princípios globais e Locais da AG 21 expressamente, e que além das logomarcas do COMPAM e FMMA também fiquem vinculados a estar utilizando a logomarca da AG21 Local, numa perspectiva de manter o tema AGXXI, na pauta da cidade de Pelotas, ou seja, a Sustentabilidade do Planeta e das Gerações Presentes e Futuras, na pauta Local.


Por fim, parabenizar a nova Coordenação do COMPAM e dizer que estaremos a disposição para colaborar com uma política ambiental local e global que seja responsável, sustentável e efetivamente faça a diferença na cidade de Pelotas.


Sem mais e certos de estarmos colaborando para um mundo preocupado e responsável com o planeta, Atenciosamente.





Herberto Peil Mereb

Coordenação Organizacional

amiz.ong@gmail.com

Nenhum comentário: