quarta-feira, 19 de março de 2008

FICA CONSTITUÍDA A REDE UNIPERIFERIA




No dia 15 de março em encontro agendado em janeiro de 2008 no Fórum Social da Periferia: “Um Outro Mundo é Aqui...” que aconteceu em janeiro de 2008 no Loteamento Dunas / Pelotas / RS. Foi um Fórum das Periferias com 03 dias e noites de trocas culturais, conversas sobre o que estamos e podemos fazer por um mundo mais responsável, melhor e possível. Envolveu e nos mantém em conexão com pessoas e organizações de diferentes comunidades, cidades e regiões do Brasil e do Mundo, em especial o Centro Sul do Rio Grande do Sul.


No Brasil, além do Loteamento Dunas aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro e em Belém do Pará, este último, acolherá a edição 2009 do Fórum Social Mundial da Amazônia.

O que ficou de mais importante foi a vontade de formar uma rede de comunicação, informação e atitudes em favor da vida e das culturas populares da Periferia. Para isso, assumimos a responsabilidade de desenvolver uma forma de comunicação que definimos se chamar REDE UNIPERIFERIA, organização que dê suporte as culturas populares e das periferias expressar seus conteúdos, trocar suas experiências para constantemente estar se realimentando, ensinando e aprendendo a empoderar-se, autônoma e sustentavelmente.

Fundamental neste processo (que é lento, como diriam Milton Santos e Bem Negão), é poder saber compreender e fortalecer a Capacidade / Força de Ação Organizativa, que garanta a sustentabilidade, e aqui, sustentabilidade se refere tanto às expressões das culturas populares e das Periferias, quanto a própria vontade da REDE UNIPERIFERIA sustentar e ampliar-se.

Temos uma expectativa otimista de que a REDE UNIPERIFERIA possa tornar-se em breve uma referência técnica, política e pedagógica, na perspectiva de UNIR (integrar) Comunidades de PERIFERIAS, fortalecer iniciativas de intervenção e engajamento entre pessoas, comunidades, instituições e movimentos sociais.

Então, chegamos as seguintes definições que permanecem por certo em aberto, até porque, vivemos em arquipélogos de verdade em meio a oceanos de incertezas. Ficamos / Estamos Assim:

REDE UNIPERIFERIA

Em princípio envolvendo comunidades da Região Centro Sul do RS. Porém a idéia é de que a Rede seja ilimitada.

FOCO

Desenvolvimento Empoderado Autônomo e Sustentável das Periferias.


EIXOS ARTICULADORES:

Ambiência Urbana;

Informação e Comunicação;

Segurança Social e Proteção da Vida;

Educação e Cultura.

AÇÕES

1) Formação e Capacitação Conceitual (Preparação de Cursos, Encontros, Fóruns, Seminários e Oficinas, para Leituras, Debates, Reflexões e Encaminhamento de Ações Educativas);

2) Ações Comunitárias nas Cidades (Organização das Redes Locais, através de Mobilização Social, Levantamento de Interesses e Necessidades, Identificação de Potencialidades e Planejamento Estratégico Participativo); e

3) Formulação de Políticas Públicas (Coleta e Registro de informações, Formação de Banco de Dados, Sistematização de Demandas e Elaboração de Projetos, em Diálogo com Autoridades Estatais e da Sociedade Civil, com Sensibilização da Mídia e dos Movimentos Sociais);

4) Articulação da Rede Uniperiferia a partir do Sitio da Uniperiferia. Os envolvid@s na construção e mais os seus "leitor@s" precisam atentar para duas condições: (a) incentivar a si mesm@ e @s demais a produzirem conteúdos e assim se empoderarem da Rede UNIPERIFERIA e (b) acreditar na capacidade do outro de produzir saberes necessários em respeito a si, aos outros e ao meio em quer vive).

OPERACIONALIDADE

1) Coordenação Operacional:
Florismar /UNIPERIFERIA;
PX/CASULO – 470;
Clóvis/Gabinete Stela Farias.

2) Ações Curto e Médio Prazos:

Re-organizar o Sitio da Uniperiferia e um Boletim Eletrônico para que sejam ferramentas tecnológicas de articulação à distância (Informação e Comunicação) da Rede. O Floris, o PX e o Clóvis inicialmente articularão a Rede Uniperiferia de comunicação em suas formas / expressões / dinâmicas e em seus conteúdos. Por conta do trabalho da 470, como designer gráfico para sitios, o PX organizará, em diálogo com os demais, uma estética responsável e comprometida com as causas das culturas das periferias.

Estimular a organização de Pré – Fóruns de Periferia ao longo de 2008 nas vilas, favelas bairros e cidades, participantes da Rede Uniperiferia;

Articular a possibilidade de realizarmos uma Video Conferência com o Fórum Social dos Bairros de Periferia da França, que terá sua reunião organizativa agora em maio, para acontecer em outubro de 2008;

Reforçar a necessidade de que as pessoas da Rede Uniperiferia participem do curso de Capacitação de Agentes de Desenvolvimento Local que o CAMP está organizando neste primeiro semestre do ano, porque assim garantimos encontros presenciais de pessoas / instituições da Rede Uniperiferia e estaremos realizando aprofundamentos conceituais tanto sobre a capacitação quanto fomento para a Rede. E ficando mais amig@s por certo;

Buscar a sustentabilidade da Rede Uniperiferia, (várias possibilidades foram levantadas: 1. um Fundo de Fomento e Banco de Projetos, colaborativamente sustentável, buscando parceir@s que se sensibilizam e concordam com as ações propostas de organização e sustentabilidade da Rede Uniperiferia; 2. participação de propostas em editais e outras fontes de financiamento, a partir de elaboração colaborativa de projetos). Ficou acertado que a Universidade da Periferia irá socializar o Projeto do FSPeriferias / 2008 (solicite cópia do projeto), como proposta inicial para, colaborativamente, evoluirmos na proposta para 2009.

Preparar a primeira reunião oficial da REDE UNIPERIFERIA (agora reafirmada), que acontecerá em Viamão, a princípio (confirmar data) no mês de abril por conta do encontro Local que está previsto para acontecer envolvendo a região metropolitana de Porto Alegre.

PRESENÇAS: Betinho/ AMIZ; Gisa (CEAAB), Candiota (CEAAB), Sandro (Movimento Negro)/ CUFA Pelotas; Manuel e Dinorá/ CUFA RS; Giovana/ Gabinete Stela Farias; Cátia, Simone e Florismar/ UNIPERIFERIA; Angelita e Lisete/ CDD; Neusa/ Comunidade Dunas; Susana e Miriam/ CRAS DUNAS; Zely/ GAMP; Eliana e Betinho/ AMIZ; Vitor/Conselho Municipal de Cultura; Walter/ Associação de Moradores (Camaquã); Marco (Ploc)/ Telecentro Casa Brasil; Algeu/ Comunidade Pedro Moacir (Pelotas); Maurício/ CAMP (Viamão); Jeferson/ Comunidade Laranjal (Pelotas); Cássio (Casulo) e PX/ 470 (Alvorada).

Um comentário:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado