segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Pelotas realizará no Loteamento Dunas, sua terceira edição expandida do FSM / 2010 “Fórum Social Expandido das Periferias: Um Outro Mundo é Aqui”

As atividades acontecerão acontecerão entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2010 de quarta-feira a domingo, na estruturas existentes no entorno do CDD - Comitê de Desenvolvimento do Dunas (Incubadora / Projeto Casa Brasil, Estádio Esportivo, Centro Comercial, Escolas, Associação de Bairro e Comunidade Católica), situado na Av. Ulisses Guimarães, 2057 - Loteamento Dunas - Pelotas - RS - Brasil / CEP 96080.000 (clique aqui para ver a localização exata e as características do lugar).

A Uniperiferia – Instituto Universidade da Periferia e a Rede de Periferias (acesse http://www.uniperiferia.org.br), a Amiz – Unidade de Formação e Capacitação Humana e Profissional e a Rede Vidadania (acesse http://redevidadania.blogspot.com/2008/03/fica-constituda-rede-uniperiferia.html), o Comitê de Desenvolvimento do Dunas, a Casa do Joquim, o Grupo O Quilombo é Aqui, o Estúdio Casa Mundo, o Observatório de Segurança Social e Proteção da Vida, o Núcleo de Artes Vidadania, a InoveTV, a Banca CNR, a Revista Gente Boa e muitos outros colaboradores estamos organizando a terceira edição do Fórum Social Expandido das Periferias "Um Outro Mundo é Aqui", no Loteamento Dunas - Pelotas - RS - Brasil (acesse http://berthoalain.wordpress.com/2008/06/05/uniperiferia/). No FSM Descentralizado de 2008, realizamos o Fórum Social das Periferias, ocasião em que fizemos uma interconexão com Barcelona - Espanha (acesse http://redevidadania.blogspot.com/2008/06/vdeo-conferncia-fsperiferia-dunas-x.html). Em FSM Belém de 2009, promovemos o "Fórum Social On Line das Periferias" integrados ao Clube de Belém Expandido (acesse http://openfsm.net/projects/frum-social-da-periferia-interconexes-perifricas/summary).

Cabe lembrar que, antes disso, em 2001, no próprio Loteamento Dunas realizamos o Dunas Social Mundial. Em 2004, em Pelotas, nos integramos ao Acampamento do Fórum Social Mundial, no Camping da Colônia Z3. Em 2005 participamos do Acampamento Binacional Brasil / Uruguai, no Chuí. Em 2006 organizamos o Fórum Social Dunas, também no Loteamento Dunas, em Pelotas. Em 2007, contribuímos com a organização do Fórum Social das Comunidades das Vilas Castelo Branco, em Rio Grande - RS. Segue em anexo a nossa pré programação, que deverá estar concluída até o final deste mês de novembro. Queremos estar integrados ao FSM, por nos incluirmos e principalmente por praticarmos, desde 2001, os conteúdos que constam na carta de princípios do FSM e nos encaminhamentos do FSM Belém / 2009. Por isso nos incorporamos, mais uma vez auto-gestionados, na Agenda do FSM 2010:

1. Atividades Auto-gestionadas (a critérios e sob responsabilidades de Organizações da Sociedade Civil):

Seminários, Oficinas, Palestras, Exposições;

Feira de Economia Popular e Praça da Alimentação;

Popularte: Mostra de Artes Periféricas Transformadoras;

Forunzinho: O Nosso Mundinho é Aqui.

2. Mesas Redondas Presenciais, à Distância e "on line", via TV Periferia.

Processos de Informações e Comunicações Expandidas no FSM.

Palestrantes à Distância:

*

Martina Pignatti, Valéria Gambino e Daniela Di Tommaso - Itália;
*

Mallory Knodel - Estados Unidos.

Debatedores Locais: Marco Antonio Oliveira - Pelotas; Florismar Thomaz - Pelotas.

Mediadores: Herberto Mereb - Pelotas e Aristildes (Arisco) - Pelotas;

Participação Popular nas Discussões dos Espaços Urbanos.

Palestrantes à Distância:

*

David Gabriel – França;
*

Ernesto Morales - Espanha.

Debatedores Locais: ONG Cidade (a confirmar); Joseane - Pelotas; Bernadete Lovatel - Pelotas. Mediadores: Marco Antonio Oliveira - Pelotas e Kiko Xavier - Pelotas;

Experiências de Comunidades Protetoras da Vida.

Palestrantes à Distância:

*

Prof Leif (Safe Comunitty - Karolinska) – Suécia;
*

Armando De Negri - Venezuela.

Debatedores Locais: Gerci - (RBCCPV); Vosmar Viana (Lomba) - Porto Alegre; Cesar Macedo (Vital Brasil) - Porto Alegre; Angelita Neves (Dunas)- Pelotas.

Mediadores: Florismar Thomaz - Pelotas e Marco Antonio Oliveira - Pelotas;

As Artes Educativas como Ações Culturais Transformadoras.

Palestrantes à Distância:

*

Duas pessoas de diferentes continentes, indicadas pelo IDEA (a confirmar).

Debatedores Locais: Dan Baron e Manoela (IDEA) - Belem e Manoval - Pelotas.

Mediadores: Roberta (Núcleo de Artes) - Pelotas e Paulo Celente - Pelotas.

Dinâmicas das Mesas:

Contaremos com vídeo conferência (transmissão ao vivo, streaming, via site http://www.uniperiferia.net/, ficando disponível on line na internet, durante todo o evento, mediante um simples click) e teleconferência. Para a teleconferência, usaremos a tecnologia Skype ponto a ponto, para interconexão de imagem e áudio nas palestras à distância. Estamos estudando a possibilidade de utilizarmos o TreinaTom ou o Dindin para interconexão multiponto entre grupos de pessoas ou pessoas isoladas situadas em diferentes lugares do Mundo, interessadas em acompanhar as atividades. O Chat do Skype, o Chat do TreinaTom ou do Dindin, o MSN ou mesmo o E-mail poderão ser utilizados para perguntas. Teremos aqui presencialmente uma mesa com debatedores e um auditório, com plenária, que também poderão fazer intervenções e elaborar perguntas.

Para isso, teremos tradutores-intérpretes, de inglês para português e vice-versa, para facilitar a comunicação.

Nosso Contato: contato@uniperiferia.org.br

Nenhum comentário: